Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Gsk

Apresentação

fr.-ampola c/ 750 mg de cefuroxima na forma de pó c/ coloração branca e amarelo-clara, acompanhado de uma ampola c/ 6 ml de água bidestilada, para administração intramuscular e intravenosa.

Indicações

TERAPÊUTICAS Zinacef está indicado no tratamento de infecções por bactérias sensíveis ou nas circunstâncias que justifiquem seu uso antes da identificação do agente causal.

Contra-indicações

INDICAÇÕES Este produto está contra-indicado a pessoas que já tenham apresentado alguma reação alérgica a cefalosporinas ou peniciIinas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas ao Zinacef têm sido relativamente raras e em geral de natureza leve e transitória. Os efeitos descritos incluem erupção cutânea (maculo-papular e urticariforme), febre, distúrbios gastrintestinais e candidíase. Como ocorre com outros antibióticos, o uso prolongado pode levar a um supercrescimento de organismos nãosuscetíveis, por exemplo Cândida. Distúrbios gastrintestinais: Muito raramente sintomas de colite pseudomembranosa podem ocorrer durante o tratamento. As principais alterações dos parâmetros hematológicos observados em alguns pacientes foram: decréscimo na concentração de hemoglobina no hematócrito e eosinofilia transitória, leucopenia e neutropenia. Em alguns casos foi verificado Teste de Coombs positivo com a prova cruzada do sangue. Conquanto se verifique no soro elevações ocasionais das enzimas hepáticas e da bilirrubina, particularmente em portadores de doença hepática preexistente não há evidência de comprometimento do órgão pelo uso do Zinacef. Pode-se igualmente verificar certa variação nos resultados dos testes bioquímicos de função renal, mas que não parecem assumir importância clínica. Caso, entretanto, a função renal já esteja comprometida, será aconselhável monitorá-la, a título de precaução. Pode ocorrer dor transitória no local da injeção, principalmente quando da administração de doses mais elevadas ou administração intramuscular. É pouco provável, todavia, que a intensidade do efeito leve à descontinuação do tratamento.

Posologia

Recomendações gerais Adultos: Muitas infecções respondem ao tratamento com 750 mg três vezes ao dia, através de injeções intramusculares ou intravenosas. Para infecções de maior gravidade, a dose poderá ser elevada para 1,5 g 3 vezes ao dia, por via intravenosa. A freqüência das injeções intramusculares ou intravenosas pode ser aumentada, se necessário, para 4 administrações diárias, perfazendo doses totais de 3 a 6 gramas. Lactentes e crianças: 30 a 100 mg/kg/dia, divididos em três ou quatro doses. A dose de 60 mg/kg/ dia é normalmente satisfatória para a maioria das infecções. Recém-nascidos: 30 a 100 mg/kg/dia divididos em duas ou três doses. Nas primeiras semanas de vida, a meia-vida sérica da cefuroxima pode ser três a cinco vezes a observada no adulto. Gonorréia: Administrar uma dose única de 1,5 g eventualmente em duas injeções I.M. de 750 mg em lugares diferentes: por exemplo, em cada nádega. Meningite: Zinacef é adequado como terapia única na meningite bacteriana devido à sensibilidade das linhagens. Adultos: 3 g I.V. de 8 em 8 horas. Lactentes e crianças: 150-250 mg/kg/dia I.V. divididos em 3 ou 4 doses. Recém-nascidos: A dose recomendada é de 100 mg/kg/dia I.V. Zinacef é compatível com a maioria dos solutos intravenosos de uso comum (V.Precauções). Posologia na insuficiência renal: A exemplo dos demais antibióticos excretados pelos rins, nos pacientes portadores de hipofunção renal, recomenda-se reduzir a dose do Zinacef, a fim de compensar a excreção mais lenta. Nos casos de insuficiência renal importante (taxa de filtração de 10 - 20 ml/min),serão suficientes 750 mg duas vezes ao dia e, diante de comprometimento mais grave (taxa de filtraçãoglomerular <10 ml/min), uma única dose diária de 750 mg será satisfatória. Nos pacientes sob diálise deve-se administrar uma dose suplementar de 750 mg l.M. ou I.V. ao final de cada procedimento. Em adição ao uso parenteral, a cefuroxima pode ser incorporada ao fluido de diálise peritoneal (geralmente 250 mg para cada 2 litros de fluido de diálise). ADMINISTRAÇÃO Intramuscular: Adicionar 3 ml de água bidestilada para injeção. Agitar delicadamente até que se forme uma suspensão opaca. Intravenosa: Dissolver Zinacef em 6 ml de água bidestilada. Para infusões de curta duração (por exemplo, até 30 minutos), diluir 1,5 g em 50 ou 100 ml de água para injeções. Estas soluções podem ser administradas diretamente na veia ou introduzidas na borracha do equipo de perfusão, caso o paciente esteja recebendo líquido por via parenteral.

Informações

Propriedades Farmacodinâmicas: Zinacef (Cefuroxima) é um antibiótico bactericida resistente à maioria das beta- lactamases, ativo contra extensa gama de microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos.

roxima) é um antibiótico bactericida resistente à maioria das beta- lactamases, ativo contra extensa gama de microorganismos Gram-positivos e Gram-negativos.