Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Bébia

Apresentação

fr. c/ 30 ml

Indicações

Tratamento e profilaxia da deficiência das vitaminas A, C e D. Nos casos de gravidez e amamentação, faz-se necessário o aumento da ingestão de todas as vitaminas. As vitaminas A, C e D são essenciais para o crescimento normal, o desenvolvimento e a manutenção da boa saúde.

Contra-indicações

Vita-ped é contra indicado às pessoas hipersensíveis às vitaminas A, C e D e seus derivados. Hipercalcemia, osteodistrofia renal com hiperfosfatemia: existe a possibilidade de calcificação metástica devido à vitamina D. Falha renal crônica. Pode ocorrer aumento na concentração sérica da vitamina A. A relação risco/benefício deve ser avaliada quando os seguintes problemas médicos existirem: - Diabete mellitus: a vitamina C em altas doses pode levar a possíveis interferências com a determinação de glicose. - Deficiência de glicose 6-fosfato-desidrogenase: altas doses de ácido ascórbico podem causar anemia hemolítica. História de hiperoxalúria, oxalose ou cálculos renais: altas doses de vitamina C podem levar ao risco de precipitação de cristais de oxalato no trato urinário. Arteriosclerose ou função hepática diminuída: a vitamina D pode levar a hipercalcemia ou elevação da concentração sérica do colesterol. - Hiperfosfatemia: risco de calcificação metástica devido à vitamina D. - Hemocromatose ou anemia sideroblástica ou talassemia: altas doses de ácido ascórbico podem aumentar a absorção de ferro.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas acontecem na maioria das vezes devido à ingestão de altas doses: - Diarréia, dor de cabeça, náusea, vômito, cólica estomacal. Hipercalcemia induzida por vitamina D pode resultar em calcificação vascular generalizada, nefrocalcinose e de outros tecidos moles. Estes efeitos são mais frequentes quando a hipercalcemia é acompanhada por hiperfosfatemia. - A vitamina A pode causar toxicidade aguda e crônica. A toxicidade aguda, normalmente ocorre por volta de 6 horas após a ingestão de overdose da vitamina, e é reversível com a interrupção do tratamento. A toxicidade crônica resulta em hepatotoxicidade. hipertensão intracranial, hipomenorréia, hipertensão portal, hemólise e anemia, fechamento prematuro de epífise. Com a interrupção do tratamento a toxicidade é lentamente revertida, mas pode persistir por várias semanas.

Posologia

Uso profilático: 0,5 ml ao dia, ou segundo critério médico.

Informações

Composição - cada ml contém: Palmitato de Retinol (Vitamina A)..5000 UI Ácido Ascórbico (Vitamina C)..65 mg Colecalciferol (Vitamina D)..666,7 UI Veículo aromatizado q.s.p...1,00ml Vita-ped consiste na associação de três vitaminas que desempenham ações fundamentais em vários processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. A vitamina A é essencial para a função normal da retina além de atuar no desenvolvimento embriônico e para a regulação do tecido epitelial, a deficiência manifesta-se por descamação da pele e queratinização da córnea, podendo levar à cegueira. A vitamina C está envolvida em vários processos bioquímicas do organismo, no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico, histamina, ferro, etc. A sua deficiência causa o escorbuto. A vitamina D é essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e portanto para a calcificação normal do osso, atuando contra o raquitismo.

A vitamina D é essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e portanto para a calcificação normal do osso, atuando contra o raquitismo.