Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Protector

Referência

paracetamol

Apresentação

Pó env. c/ 5 g

Indicações

Analgésico-Antitérmico.

Contra-indicações

Contra-indicado para alérgicos ao paracetamol e para pessoas com doenças no fígado ou rins. Não deve ser tomado juntamente com bebidas alcoólicas e por alcoólatras. Não administrar em crianças menores de 12 anos, a não ser sob recomendação médica. Fenilcetonúricos: contém Fenilalanina.

Advertências

quando utilizado em dose terapêutica. Esta hepatotoxicidade pode ser causada pela indução do sistema microssomal hepático, resultando em aumento de metabólitos tóxicos, ou por quantidades reduzidas de glutationa, responsável pela conjugação dos metabólitos tóxicos. NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL. ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR. ATENÇÃO FENILCETONÚRICOS: CONTÉM FENILALANINA.

Uso na gravidez

Evitar uso na gravidez e lactação, a menos que seja indicado por um médico. Em caso de prescrição médica, siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento e nesse caso não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe o seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Interações medicamentosas

Não se recomenda a ingestão de paracetamol com doses altas de barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina e sulfimpirazona. Não deve ser utilizado concomitantemente com álcool.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Pessoas alérgicas ao medicamento podem apresentar erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, angioedema, broncoespasmo, choque anafilático e discrasias sanguíneas.

Posologia

De 18 anos ou mais: um envelope a cada 4 horas, conforme os sintomas persistirem. Não exceder 6 envelopes por dia. De 12 a 18 anos: um envelope a cada 6 horas, conforme os sintomas persistirem. Não exceder 4 envelopes por dia. Não administrar a crianças abaixo de 12 anos de idade, a não ser sob orientação médica.

Superdosagem

SUPERDOSAGEM: O paracetamol em dose maciças pode causar hepatotoxicidade em alguns pacientes. Em caso de suspeita de ingestão de doses maciças, deve-se procurar o atendimento médico urgentemente. Os sinais e sintomas iniciais que se seguem à ingestão de uma dose maciça, possivelmente hepatotóxica, de paracetamol são: náuseas, vômitos, sudorese intensa e mal estar geral. Hipotensão arterial, arritmia cardíaca, icterícia, insuficiência hepática e renal também são observados. TRATAMENTO DA SUPERDOSE: O estômago deve ser imediatamente esvaziado, seja por lavagem gástrica ou por indução ao vômito com xarope de ipeca. Deve-se providenciar, nos centros com metodologias e aparelhagem adequadas, a determinação dos níveis plasmáticos de paracetamol. Independente da dose maciça de paracetamol referida, deve-se administrar imediatamente o antídoto considerado eficaz, a N-acetilcisteína a 20% desde que não tenha decorrido mais de 16 horas da ingestão. A N-acetilcisteína deve ser administrada por via oral na dose de ataque de 140mg/kg de peso, seguida a cada 4 horas por uma dose de manutenção de 70mg/kg de peso, até um máximo de 17 doses conforme a evolução do caso. A N-acetilcisteína a 20% deve ser administrada após a diluição a 5% em água, suco ou refrigerante preparado no momento da administração. Além da administração do antídoto, o paciente deve ser companhado com medidas gerais de suporte. Após a recuperação, não permanecem seqüelas hepáticas.

Características farmacológicas

A substância ativa é o paracetamol, cuja atividade se faz sentir como analgésico pela elevação do limiar da dor e, como antipirético, através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Resultados de eficácia

Analgésico antitérmico para dor de cabeça, febre e dores no corpo próprios da gripe. Sabor Mel e Limão. Conservar o produto ao abrigo do calor, luz e umidade. O produto apresenta o prazo de validade de 2 anos a partir da data de fabricação.

Modo de usar

Dissolver o conteúdo de um envelope em água quente, ou chá quente. Não é necessário adicionar açúcar. Tomar enquanto está quente.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem recomendações especiais ou precauções sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Informações

O princípio ativo do Vick Pyrena é o Paracetamol, que tem eficácia semelhante ao ácido acetil-salicílico (Aspirina, por exemplo), porém sem seus efeitos colaterais, podendo ser utilizado por pacientes que não o toleram por problemas gástricos.

Dizeres legais

Fabricado por Procter & Gamble Manufactura S. de R.L. de C.V., San Andrés Atoto 326, Col. San Francisco Cuautlalpan, 53560, Naucalpan, México. Para Procter & Gamble do Brasil S.A., Rua Francisco P. Dutra, 2.405 - Galpão B-estiva, CEP 13290-000, Louveira, São Paulo, CNPJ. 59.476.770/0022-82. SAC: 08007015515, Cx. Postal 19226, CEP: 04505-970, São Paulo - SP. MS-1.2142.0001. Resp. Téc.: Juliana Vaz Gonçales, CRF-SP nº 31270.

cter & Gamble do Brasil S.A., Rua Francisco P. Dutra, 2.405 - Galpão B-estiva, CEP 13290-000, Louveira, São Paulo, CNPJ. 59.476.770/0022-82. SAC: 08007015515, Cx. Postal 19226, CEP: 04505-970, São Paulo - SP. MS-1.2142.0001. Resp. Téc.: Juliana Vaz Gonçales, CRF-SP nº 31270.