As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
FarmalabApresentação
Cx c/ 20 cáps. c/ 200 ou 400 mg.Indicações
Uroxina está especialmente indicada para o tratamento de infecções urinárias, causadas por germes sensíveis ao ácido pipemídico.Contra-indicações
Não administrar Uroxina a crianças até que experiência clínica neste grupo etário estabeleça a segurança.Reações adversas / Efeitos colaterais
Uroxina em geral é bem tolerada. Em casos isolados foram, no entanto, observadas manifestações alérgicas (prurido, rach cutâneo) em indivíduos pré dispostos e distúrbios gástricos que, toda via, não obrigaram a suspensão do tratamento. Nos pacientes idosos, excepcionalmente podem ocorrer manifestações neurosensoriais, caracterizadas por vertigens e alterações de equilíbrio, que desaparecem com a suspensão do tratamento.Posologia
Segundo estudos clínicos dose para adultos é de 800 mg (2 cápsulas 400 mg ou 4 cápsulas 200 mg), divididas em duas tomadas pela manhã e a noite durante 10 dias.
Deve-se assegurar diurese satisfatória mediante apropriada ingestão de líquidos durante a terapêutica.
Como o medicamento conserva sua atividade mesmo com variações de pH entre 5 e 9 não é necessário o ajustamento do mesmo na urina.
Em caso de infecções crônicas ou recidivantes o medicamento pode ser administrado por período superior a 10 dias.Informações
Uroxina contém o ácido pipemídico que é uma molécula dotada de propriedades antibacterianas. Certas relações estruturais permitem compará-lo ao ácido nalidíxico e ao ácido oxolínico. Possui ação bactericida sobre germes Gram-positivos e Gram-negativos, responsáveis pelas infecções urinárias.
Estudos Clínicos demonstram que o ácido pipemídico é particularmente ativo não apenas sobre a Escherichia Coli, mas também sobre a maioria das cepas do Grupo Proteus, Providencia, Salmonela e Pseudomonas.
O ácido pipemídico, segundo pesquisas, bloqueia de modo seletivo a replicação do ácido desoxiribonucleio bacteriano.as também sobre a maioria das cepas do Grupo Proteus, Providencia, Salmonela e Pseudomonas.
O ácido pipemídico, segundo pesquisas, bloqueia de modo seletivo a replicação do ácido desoxiribonucleio bacteriano.