Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanofi

Apresentação

Xpe: fr. de 100 mL.

Indicações

Tratamento sintomático da tosse (irritativa, não produtiva, espasmódica, seca) associada a várias condições respiratórias.

Contra-indicações

- Não deve ser administrado a pacientes alérgicos aos componentes de TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol); - Ligada ao cloridrato de oxomemazina: insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau; - Ligada ao paracetamol: insuficiência hepatocelular; - Avise seu médico caso tenha problemas respiratórios, de fígado ou se for diabético; - ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE.

Advertências

Antes do início do tratamento antitussígeno, é conveniente que se investigue as causas da tosse, para identificar aquelas que requerem tratamento etiológico próprio, principalmente asma, câncer, afecções endobrônquicas, entre outras. Caso a tosse persista após a administração de antitussígeno em doses usuais, não é conveniente que se aumente a posologia, mas que se faça uma revisão da situação clínica. Ligada ao cloridrato de oxomemazina: é desaconselhado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Em caso de prescrição para pacientes diabéticos, observar sempre a quantidade de açúcar contida no excipiente do xarope; 3,5 g por colher de chá. Deve-se ter cautela ao administrar TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) a indivíduos condutores de veículos ou máquinas potencialmente perigosas, devido ao risco de sonolência. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL. ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM CARAMELO, AÇÚCAR LÍQUIDO E SORBITOL SOLUÇÃO A 70%.

Uso na gravidez

A inocuidade de TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) durante a gravidez ainda não foi estabelecida. Portanto, recomenda-se que a sua utilização somente seja feita após avaliação da relação risco-benefício.

Interações medicamentosas

TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) pode potencializar os depressores do SNC bem como os atropínicos centrais, quando em associação com outras substâncias anticolinérgicas (outros anti-histamínicos, depressores imipramínicos, neurolépticos fenotiazínicos, antiparkinsonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos e disopiramida).

Reações adversas / Efeitos colaterais

O efeito adverso mais comumente observado é sonolência. Entretanto, mais raramente, pode-se observar constipação e retenção urinária, confusão mental, boca seca, efeitos gastrintestinais (em particular intolerância digestiva), discinesias tardias, leucopenia e agranulocitose.

Posologia

Adultos: 3 a 6 colheres das de chá* por dia. Quando houver predominância de tosse noturna, reforçar a dose da noite a critério médico. * cada colher de chá equivale a 5 mL.

Superdosagem

Ligada ao cloridrato de oxomemazina: o quadro pode ser caracterizado por depressão e coma. O tratamento é sintomático e, eventualmente, pode ser necessária respiração assistida ou artificial e anticonvulsivantes. Ligada ao paracetamol: Uma dosagem maciça provoca citólise hepática, com susceptibilidade à necrose completa e irreversível. Os sinais clínicos manifestam-se, geralmente, nas primeiras 24 horas. O tratamento deverá ser realizado em unidade especializada. Os sinais clínicos de lesão hepática podem aparecer mais tardiamente.

Informações

Cada 5 mL de xarope (equivalente a uma colher de chá) contém: cloridrato de oxomemazina: 1,835 mg guaifenesina: 33,3 mg paracetamol: 33,3 mg excipientes q.s.p. 5 mL TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) é um medicamento antitussígeno e expectorante, resultante da associação do cloridrato de oxomemazina, anti-histamínico de síntese, dotado de propriedades antitussígenas e sedativas; da guaifenesina, antisséptico das vias respiratórias, fluidificante das secreções brônquicas e expectorante e do paracetamol, dotado de propriedades analgésicas e antipiréticas que está presente na fórmula numa pequena quantidade, visando apenas eliminar a sensação de mal-estar que pode ocorrer em alguns pacientes acometidos de tosse.

nte das secreções brônquicas e expectorante e do paracetamol, dotado de propriedades analgésicas e antipiréticas que está presente na fórmula numa pequena quantidade, visando apenas eliminar a sensação de mal-estar que pode ocorrer em alguns pacientes acometidos de tosse.