Organon

emb. c/ 20 compr. rev. de 30 mg (Cloridrato de mianserina).

Tolvon é indicado no tratamento das enfermidades depressivas nas quais estejam indicados os fármacos antidepressivos.

Em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, durante a fase maníaca de doença bipolar e nos casos de psicose esquizofrênica.

Discrasias sangüíneas, convulsões, hipomania, hipotensão, distúrbios da função hepática, artralgia, edema e ginecomastia foram ocasionalmente relatados. Durante os primeiros dias de tratamento, foram relatados casos de tonturas. A fim de assegurar um efeito antidepressivo ótimo, não é recomendável reduzir a dose. A freqüência e severidade dos sintomas relacionados com a depressão, tais como visão turva, boca seca e constipação não aumentam durante o tratamento com Tolvon; ao contrário, em muitos casos foi observada uma diminuição desses sintomas.

A administração deve ser por via oral; os comprimidos deverão ser tomados sem mastigar, com auxílio de algum líquido. Iniciar o tratamento com 30 mg/dia, administrados na hora de deitar. Ajustar a dose de acordo com a resposta clínica do paciente. A dose efetiva geralmente situa-se entre 30 mg e 90 mg/dia. Na maioria dos casos, esta dose é de 60 mg/dia. Obs.: Não existem estudos clínicos de cloridrato de mianserina em crianças; portanto, não se pode determinar esquema posológico para essa faixa etária.

Características: Tolvon apresenta como princípio ativo o cloridrato de mianserina, agente antidepressivo para uso oral, quimicamente denominado como monocloridrato de 1, 2, 3, 4, 10, 14b-hexahidro-2-metildibenzo [c, f] pirazino [1, 2, a] azepina, não relacionado com os antidepressivos tricíclicos TADs. O cloridrato de mianserina não possui a atividade anticolinérgica dos TADs, devido à ausência de cadeia lateral básica em sua estrutura. A eficácia antidepressiva global é comparável à dos antidepressivos comumente utilizados. Tolvon é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, metabolizado no fígado e excretado pela urina e fezes. Tolvon é bem tolerado, particularmente por pacientes idosos e portadores de doenças cardiovasculares. Em doses terapeuticamente efetivas, é isento de atividade anticolinérgica e não produz efeitos significativos sobre o sistema cardiovascular. Comparado aos TADs, causa menos efeitos cardiotóxicos em superdosagens. Tolvon não antagoniza a ação de agentes simpaticomiméticos (betanidina) ou dos receptores alfa-2 (clonidina, metildopa) nem altera a ação dos anticoagulantes cumarínicos (fenprocumon). Finalmente, Tolvon possui ainda atividade ansiolítica, de valor no tratamento de pacientes com ansiedade associada à depressão.