Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Msd

Apresentação

TIMOPTOL-XE é apres. em fr. Ocúmetro c/ 5 mL de sol. estéril a 0,25% ou a 0,5%.

Indicações

TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) é indicado para a redução da pressão intra-ocular elevada, em pacientes com: · hipertensão ocular; · glaucoma crônico de ângulo aberto; · afaquia e glaucoma; · glaucoma secundário (alguns casos); · ângulos estreitos e história de fechamento de ângulo estreito espontâneo ou induzido iatrogenicamente, no olho contralateral, no qual é necessária a redução da pressão intra-ocular (veja PRECAUÇÕES).

Contra-indicações

TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) é contra-indicado em pacientes com: · asma brônquica ou história de asma brônquica, ou doença pulmonar obstrutiva crônica severa; · bradicardia sinusal, bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro graus, insuficiência cardíaca manifesta, choque cardiogênico; · hipersensibilidade a qualquer componente deste produto.

Reações adversas / Efeitos colaterais

TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) é uma droga geralmente bem tolerada. Nos estudos clínicos, a queixa mais freqüente relacionada à droga foi visão embaçada transitória (6,0%), durando de 30 segundos a 5 minutos após a instilação. São as seguintes experiências adversas (consideradas como possível, provável ou definitivamente relacionadas à droga), ocorrendo com freqüência de pelo menos 1% em estudos clínicos controlados, paralelos: Oculares: queimação e ferroadas, secreção, sensação de corpo estranho, prurido. Os seguintes efeitos adversos relatados com TIMOPTOL (Maleato de timolol, MSD) seja em estudos clínicos ou desde que o medicamento começou a ser comercializado, são potenciais efeitos adversos para TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD): Sentidos Especiais: sinais e sintomas de irritação ocular, incluindo conjuntivite, blefarite, ceratite e diminuição da sensibilidade corneana. Distúrbios visuais, inclusive modificações na refração (devido à retirada da terapia miótica em alguns casos), diplopia e, ptose. Cardiovascular: bradicardia, arritmia, hipotensão, síncope, bloqueio cardíaco, acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, insuficiência cardíaca congestiva, palpitação e parada cardíaca. Respiratórios: broncoespasmo (predominantemente em pacientes com patologia bronco-espástica preexistente), insuficiência respiratória e dispnéia. Gerais: cefaléia, astenia, fadiga e dor torácica. Tegumentar: reações de hipersensibilidade, inclusive exantema localizado e generalizado e urticária; alopecia. Sistemas Nervoso/Psiquiátrico: tontura, depressão. Neuromuscular: exacerbação nos sinais e sintomas de miastenia gravis. Digestivo: náusea. Efeitos adversos potenciais Os efeitos adversos relatados na prática clínica com maleato de timolol oral podem ser considerados efeitos adversos potenciais do maleato de timolol oftálmico.

Posologia

A dose inicial usual é 1 gota de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) 0,25% no(s) olho(s) afetado(s), 1 vez ao dia. Se a resposta clínica não for adequada, a dose pode ser alterada para 1 gota de 0,5% de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) no(s) olho(s) afetado(s), 1 vez ao dia. Inverter o frasco e agitar energicamente antes da instilação . Se for necessária terapia concomitante com mióticos, epinefrina e inibidores da anidrase carbônica administrados sistemicamente, pode ser feita com TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD). Outros medicamentos de aplicação tópica devem ser administrados somente 10 minutos após a administração de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD). Como transferir o paciente de uma para outra medicação Quando o tratamento de um paciente é alterado de TIMOPTOL (Maleato de timolol, MSD) para TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD), TIMOPTOL (Maleato de timolol, MSD) deve ser descontinuado após a dosagem apropriada em um dia, e o tratamento com a mesma concentração de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD), iniciado no dia seguinte. Quando um paciente é transferido de um outro agente bloqueador beta-adrenérgico oftálmico tópico, este agente deve ser descontinuado após dosagem apropriada em um dia, e o tratamento com TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) iniciado no dia seguinte, com 1 gota de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) 0,25% no olho afetado, 1 vez ao dia. A dose pode ser aumentada para 1 gota de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) 0,5% de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) 1 vez ao dia, se a resposta clínica não for adequada. Quando um paciente for transferido de um tratamento com um único agente antiglaucomatoso, que não um agente bloqueador beta-adrenérgico, continue com este agente e adicione 1 gota de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) 0,25% a cada um dos olhos afetados, 1 vez ao dia. No dia seguinte, descontinue o agente antiglaucomatoso previamente utilizado, e continue com TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD). Se for necessária uma resposta melhor, substituir pela solução de 0,5%.

Informações

TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) Solução Gel Oftálmica Estéril é uma formulação nova de TIMOPTOL (Maleato de timolol, MSD) contendo um novo veículo. TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) reduz a pressão intra-ocular elevada e normal, associada ou não ao glaucoma. A pressão intra-ocular elevada é um dos principais fatores de risco na patogênese da perda da visão por glaucoma. Quanto maior a pressão intra-ocular, maior a probabilidade de redução do campo visual devido ao glaucoma e de danos ao nervo óptico. Estudos clínicos têm demonstrado que o efeito redutor da pressão intra-ocular do TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) administrado 1 vez ao dia é equivalente ao do TIMOPTOL (Maleato de timolol, MSD) administrado 2 vezes ao dia. O veículo do TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) aumenta o tempo de contato da droga com o olho. A solução gel contém um heteropolissacarídeo aniônico altamente purificado, derivado da goma Gellan. A solução aquosa de goma Gellan, na presença de cátions, forma um gel claro e transparente com baixas concentrações do polímero. Quando o TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD) entra em contato com o filme lacrimal pré-corneal torna-se um gel. A máxima redução da pressão intra-ocular ocorre duas a quatro horas após a instilação do TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD). Redução significativa da pressão intra-ocular tem sido mantida por 24 horas com ambas as concentrações de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD): 0,25% e 0,5%.

ato de timolol, MSD). Redução significativa da pressão intra-ocular tem sido mantida por 24 horas com ambas as concentrações de TIMOPTOL-XE (Maleato de timolol, MSD): 0,25% e 0,5%.