Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sanofi

Apresentação

sol. c/ propelente. cx. c/ 1 fr. de alumínio que libera 112 jatos dosimetrados. Cada jato dosimetrado contém: Nedocromil sódico 2,0 mg

Indicações

Tilade (Nedocromil sódico) é indicado no tratamento de obstrução reversível das vias aéreas, causada por asma brônquica extrínseca ou intrínseca, bronquite asmática, asma de início tardio, asma induzida por exercício ou broncoespasmo induzido por estímulos, tais como: ar frio, inalação de alérgenos, poluentes atmosféricos e outros irritantes. Tilade (Nedocromil sódico) deve ser utilizado regularmente como tratamento profilático e não para o alívio sintomático. No tratamento da asma, Tilade (Nedocromil sódico) melhora a função pulmonar, reduz a freqüência e gravidade das crises, além de reduzir o broncoespasmo, tosse e hiper-reatividade brônquica. Em pacientes que já estejam recebendo tratamento para asma, Tilade (Nedocromil sódico) pode ser administrado concomitantemente às outras terapias, promovendo, em muitos casos, benefício terapêutico adicional. Uma vez estabelecido o efeito esperado com Tilade (Nedocromil sódico), é possível reduzir gradualmente ou eliminar a terapia concomitante.

Contra-indicações

Tilade (Nedocromil sódico) é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao nedocromil sódico ou a qualquer componente do produto.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Foram relatadas poucas reações adversas, principalmente cefaléia e sintomas do trato gastrintestinal superior (náusea, vômito, dispepsia e dor abdominal), sendo geralmente de intensidade leve e transitórios. Alguns pacientes relataram gosto distintivo (amargo). Assim como com outros medicamentos inalatórios, Tilade (Nedocromil sódico) pode causar tosse ou broncoespasmo.

Posologia

Adultos (incluindo idosos) e crianças acima de 2 anos: A dose recomendada é de 2 jatos dosimetrados, 2 a 4 vezes ao dia; a dose deve ser ajustada dentro deste intervalo de acordo com a necessidade do paciente. Tilade (Nedocromil sódico) é destinado ao uso diário regular e não deve ser utilizado para alívio dos sintomas da crise aguda. Tilade (Nedocromil sódico) em uma dose única de 2 jatos dosimetrados (4 mg), poucos minutos antes da exposição aos agentes desencadeantes, confere proteção, por várias horas, contra o broncoespasmo causado por exercício, ar frio, alérgenos inalatórios, poluentes atmosféricos e outros agentes irritantes. Não se deve exceder a dose total de 8 jatos dosimetrados por dia.

Informações

O nedocromil sódico é um derivado da piranoquinolona, que inibe a atividade de várias células inflamatórias, reconhecidamente envolvidas na asma. Assim, o nedocromil sódico inibe a liberação de mediadores inflamatórios e a resposta quimiotáxica dos eosinófilos e neutrófilos. As citocinas são moléculas protéicas, com uma ampla variedade de potentes efeitos inflamatórios e sua liberação das células, tais como: macrófagos alveolares, células epiteliais brônquicas e mastócitos humanos, é intensamente suprimida pelo nedocromil sódico. A liberação dos mediadores pré-formados, como histamina e eicosanóides (rapidamente sintetizados pelos mastócitos), é também evitada pelo composto. A ativação dos nervos sensoriais em músculo brônquico isolado resulta em bronconstrição, que é inibida pelo nedocromil sódico. Em modelos animais, o nedocromil sódico inibe o broncoespasmo decorrente do edema das vias aéreas induzido por antígeno, reação tardia, hiper-reatividade brônquica e tosse induzida por ácido cítrico. Além disso, inibe a hiper-reatividade brônquica induzida por agentes não específicos, como fumaça de cigarro e dióxido de enxofre. A reação tardia e a hiper-reatividade brônquica também podem ser suprimidas quando o composto é administrado após a reação inicial. Em asmáticos, o nedocromil sódico inibe as reações imediata e tardia e a hiper-reatividade brônquica induzidas por antígeno. O nedocromil sódico também é capaz de inibir a reação tardia quando administrado após a reação inicial. O broncoespasmo induzido por fatores não-específicos, tais como: exercício, cerração, ar frio, adenosina e dióxido de enxofre é prevenido pelo nedocromil sódico. A liberação de histamina para o lúmen brônquico após teste com antígeno ou solução salina hiperosmolar é significativamente reduzida pelo tratamento com nedocromil sódico. Os efeitos antiinflamatórios do medicamento em asmáticos são demonstrados pela sua capacidade de inibir o influxo de eosinófilos induzido por antígeno no fluido de lavagem e reduzir o número de eosinófilos ativados na submucosa brônquica após 16 semanas de tratamento.

sinófilos induzido por antígeno no fluido de lavagem e reduzir o número de eosinófilos ativados na submucosa brônquica após 16 semanas de tratamento.