Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Biosintética

Referência

Tenoxicam

Apresentação

compr. rev. 20 mg . emb. c/ 5 e 10 compr. Pó liófilo inj. emb. c/ 1 fr.-ampola 20 mg e 1 ampola de diluente. Supositórios 20 mg. emb. c/ 10 supositórios.

Contra-indicações

Tenoxen é contra-indicado aos pacientes com hipersensibilidade ao tenoxicam, aos outros componentes da fórmula ou a outros antiinflamatórios não hormonais.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Durante ensaios clínicos com duração de duas semanas a um ano, o tenoxicam foi geralmente bem tolerado na dose recomendada de 20 mg ao dia. A proporção de pacientes com reações adversas clínicas ou laboratoriais foi de aproximadamente 12,5%. Em geral, foram reações brandas e transitórias, desaparecendo mesmo com a continuidade do tratamento. Somente em cerca de 1% de todos os pacientes tratados com a dose de 20 mg ao dia foi necessário interromper o uso de tenoxicam. Como ocorre com outros antiinflamatórios não-esteroidais, em raros casos podem ocorrer reações cutâneas graves, tais como síndrome de Stevens-Johnson ou síndrome de Lyell. Baseados nestes ensaios clínicos podem ser previstas as seguintes incidências de reações adversas: a) Em tratamento de algumas semanas a três meses: - 11% - Trato gastrintestinal (gastralgia, pirose, náusea, etc). - 03% - Sistema Nervoso Central (vertigem, cefaléia). - 1,2% - Pele (prurido, exantema, eritema, urticária). - 1,2% - Trato urinário (aumento da uréia sanguínea ou de creatinina plasmática) e rins. -1,2% - Vias hepáticas e biliares (aumento de SGOT, SGPT, IGT e bilirrubina) Raras reações adversas: redução de hemoglobina, granulocitopenia, edema ligeiro e fotodermatose. b) Em tratamento de seis a doze meses: - 8% para o trato gastrintestinal, 4% para as vias hepáticas e biliares, 3% para os rins e 1% para a pele.

Posologia

Recomenda-se 1 frasco-ampola (20 mg), por via IV ou IM, ou 1 comprimido por via oral ou 1 supositório por via retal, uma vez por dia, durante um ou dois dias. Continuar o tratamento com 20 mg/dia por via oral (comprimido) ou por via retal (supositório). Ao frasco-ampola deve-se adicionar o conteúdo do diluente (2 ml de água estéril). A solução assim preparada deve ser usada imediatamente. Nas crises de gota aguda a dose inicial recomendada é de 40 mg/dia. Doses superiores a 20 mg/dia devem ser evitadas, pois isso aumentaria a incidência e a intensidade de reações adversas, sem aumento significativo da eficácia. Instruções posológicas especiais Em princípio, a posologia anteriormente recomendada aplica-se também aos idosos e a doentes com doença renal ou hepática.

osologia anteriormente recomendada aplica-se também aos idosos e a doentes com doença renal ou hepática.