As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
SploughApresentação
Cartucho com 48 Comprimidos Sublinguais contendo o equivalente a 0,2 mg de buprenorfina.Indicações
Temgesic Comprimidos Sublinguais e Injetável está indicado para o alívio da dor moderada e intensa.
Temgesic Injetável recomenda-se, por exemplo, para o alívio da dor em pacientes pós-cirúrgicos, com traumatismos, infarto do miocárdio ou dor causada por doença maligna ou terminal.Contra-indicações
Temgesic Comprimidos Sublinguais e Injetável não deve ser administrado a pacientes que demonstraram hipersensibilidade ao produto ou a outros analgésicos de ação central, insuficiência respiratória
grave ou insuficiência hepática grave.Reações adversas / Efeitos colaterais
Sedação tem sido a mais freqüente reação adversa relatada.
Sonolência, porém com fácil despertar, pode também ocorrer, particularmente durante o período pós-operatório. Outras reações adversas menos freqüentes , ocorendo em 5-10% dos pacientes, foram: náuseas, tontura e vertigem. Reações adversas raras, ocorrendo em 1-5% dos pacientes: sudorese, hipotensão, vômitos, cefaléia, miose, hipoventilação.
As seguintes reações adversas foram relatadas em menos de 1% dos pacientes: confusão, euforia, fraqueza/fadiga, boca seca, nervosismo, depressão, discurso arrastado, parestesia, hipertensão, taquicardia, bradicardia, constipação, dispnéia, cianose, prurido, diplopia, distúrbios visuais, retenção urinária, tinido, conjuntivite, bloqueio de Wenckback e psicose.
Outras reações observadas com pouca frequência incluem alucinações, despersonalização, coma, dispepsia, apnéia, erupção, tremor, palidez, perda do apetite, disforia/agitação, diarréia, urticária, e convulsões/perda da coordenação muscular.
Durante o uso de buprenorfina como tratamento substituto, foram também observadas as seguintes reações adversas: insônia, sonolência, desmaio, hipotensão ortostática, depressão respiratória, necrose hepática e hepatite.
Em pacientes que apresentem sinais de dependência a drogas, a administração inicial de buprenorfina pode produzir síndrome de abstinência semelhante à associada com a naloxona.Posologia
Para adultos, a dose habitualmente recomendada é de um a dois comprimidos Comprimidos Sublinguais (0,2-0,4 mg de buprenorfina), dissolvidos sob a língua a cada 6 ou 8 horas ou conforme
necessário. A dose inicial recomendada é de um comprimido de 0,2 mg a
cada oito horas. Os comprimidos podem levar de 5 a 10 minutos para se
dissolverem e não devem ser mastigados ou deglutidos. Para adultos, a
dose recomendada Injetável é habitualmente de 0,3 a 0,6
mg de buprenorfina por via intramuscular ou intravenosa lenta, repetida a
cada 6 a 8 horas. Doses excedendo a 0,6 mg ou administradas em intervalos
menores que 4 horas raramente são necessárias. Foi demonstrada a
eficácia da dose de 4 mcg/kg, que pode ser usada como alternativa, especialmente
em pacientes de pouco peso.Informações
A buprenorfina é um analgésico potente de longa ação com características narcóticas agonistas e antagonistas. É mais potente que a morfina e em doses terapêuticas equivalentes tem início de ação e qualidade analgésica semelhantes, porém com maior duração.
A intensidade e duração do efeito analgésico Injetável estão relacionadas à dose utilizada, porém não parece haver relação entre o tempo para início de ação e a dose. A potência Injetável omo antagonista narcótico é semelhante à do naloxone, porém seu efeito parece ser mais longo.> Injetável estão relacionadas à dose utilizada, porém não parece haver relação entre o tempo para início de ação e a dose. A potência de Temgesic Injetável omo antagonista narcótico é semelhante à do naloxone, porém seu efeito parece ser mais longo.