As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
NovartisApresentação
sol. spray nasal. fr. c/ 5 ml de sol. spray nasal.
Cada ml da sol. spray nasal contém 40 U.I. de oxitocina sintética.Indicações
Estimulação da ejeção de leite em mulheres com dificuldades para amamentar ou extrair o leite.
Prevenção e tratamento do ingurgitamento lácteo das mamas e prevenção da mastite.Contra-indicações
Hipersensibilidade ao fármaco.Reações adversas / Efeitos colaterais
Devido ao efeito uterotônico, Syntocinon Spray Nasal pode provocar contrações uterinas semelhantes às que se apresentam com a sucção do lactente. Em raras ocasiões, registraram-se reações cutâneas alérgicas, náuseas ou cefaléias.Posologia
A dose usual é de uma nebulização (1 dose graduada de 4 UI de oxitocina), administrada 2 a 5 minutos antes de amamentar o lactente ou de retirar o leite com a bomba de sucção.
Para administrar o spray, deve-se retirar a tampa do frasco. O paciente deve ser instruído a permanecer na posição sentada, a fim de segurar o frasco verticalmente e inserir o bocal em uma das narinas. Deve-se inalar gentilmente enquanto pressiona-se o inalador.
Nota: antes do spray ser utilizado pela primeira vez, a bomba de sucção deve ser acionada através da pressão no inalador durante várias vezes até o spray ser liberado. Uma vez realizado tal procedimento, o frasco deve ser guardado em temperatura inferior à 22°C, e o conteúdo usado por no máximo 1 mês.Informações
O princípio ativo de SYNTOCINON é um nonapeptídio sintético idêntico à oxitocina, hormônio liberado pelo lobo posterior da hipófise. Exerce efeito estimulador sobre a musculatura lisa do útero, particularmente ao se aproximar a fase final da gravidez, durante o trabalho de parto, após o parto e no puerpério, ou seja, nos momentos em que o número de receptores específicos de oxitocina no miométrio está aumentado.
Quando administrado por infusão intravenosa em doses baixas, SYNTOCINON provoca contrações uterinas rítmicas que não se podem distinguir em freqüência, intensidade e duração das observadas durante o parto espontâneo. Em doses de infusão mais altas, ou administrado por injeção única, o fármaco é capaz de causar tetanias uterinas que se mantêm. Além de seu efeito sobre o útero, a oxitocina contrai as células mioepiteliais que circundam os alvéolos mamários, ocasionando assim a ejeção de leite e facilitando a lactação. Sendo sintético, SYNTOCINON não contém vasopressina, porém mesmo em sua forma pura, a oxitocina possui alguma atividade antidiurética intríseca fraca do tipo da vasopressina. Outro efeito farmacológico observado com altas doses de oxitocina, particularmente quando se administra por injeção intravenosa rápida, consiste em um efeito relaxante temporário e direto sobre a musculatura vascular lisa, resultando em breve hipotensão, rubor e taquicardia reflexa.ularmente quando se administra por injeção intravenosa rápida, consiste em um efeito relaxante temporário e direto sobre a musculatura vascular lisa, resultando em breve hipotensão, rubor e taquicardia reflexa.