Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Abbott

Apresentação

Synagis (palivizumab): emb. c/ 1 fr.-ampola para dose única c/ 100 mg de pó liófilo para sol. inj.

Indicações

Synagis (palivizumab) é indicado para a prevenção de doença grave do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em pacientes pediátricos com alto risco de doença por VSR (crianças prematuras < 35 semanas de idade gestacional) e em portadores de displasia broncopulmonar sintomática.

Contra-indicações

O palivizumab não deve ser utilizado em crianças com histórico de reação anterior grave ao palivizumab ou a qualquer de seus excipientes ou a outros anticorpos monoclonais humanizados.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Nos estudos pediátricos combinados de profilaxia, que estudaram recém-nascidos prematuros com ou sem displasia broncopulmonar (DBP), a proporção de indivíduos dos grupos placebo e palivizumab que apresentaram qualquer evento adverso ou evento adverso sério foi semelhante. A Tabela 1 relaciona os eventos adversos ocorridos em mais de 1% dos pacientes que receberam o palivizumab em estudo básico, cuja incidência no grupo palivizumab foi, no mínimo, 1% maior do que a no grupo placebo. Outros eventos adversos relatados em mais de 1% do grupo palivizumab incluíram: febre, tosse, sibilos, bronquiolite, pneumonia, bronquite, asma, crupe, dispnéia, sinusite, apnéia, ausência de desenvolvimento, nervosismo, diarréia, vômitos e gastroenterite, aumento de TGP, anormalidade da função hepática, reações no local da administração, conjuntivite, infecção viral, monilíase oral, dermatite fúngica, eczema, seborréia, anemia e gripe. A incidência desses eventos adversos foi semelhante entre os grupos palivizumab e placebo.

Posologia

A posologia recomendada (palivizumab) é de 15 mg/kg de peso corporal, administrados uma vez por mês durante períodos previstos de risco de VSR na comunidade. A primeira dose deve ser administrada antes do início da estação de VSR e as doses subseqüentes devem ser administradas mensalmente durante a estação de VSR. No hemisfério sul, a estação de VSR normalmente começa em maio e dura até setembro, mas a atividade do VSR pode começar antes ou persistir mais tempo em uma comunidade. Para evitar o risco de reinfecção, recomenda-se que crianças em tratamento com o palivizumab que apresentaram infecção por VSR continuem a receber doses mensais do palivizumab durante toda a estação de VSR. O palivizumab é administrado na posologia de 15 mg/kg, 1 vez por mês, de forma intramuscular, de preferência na face ântero-lateral da coxa. O músculo glúteo não deve ser utilizado rotineiramente como local de administração, devido ao risco de dano ao nervo ciático. A administração deve seguir técnica asséptica. Os volumes superiores a 1 ml devem ser administrados em doses divididas. Synagis (palivizumab) reconstituído deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular. Não deve ser misturado a outros medicamentos ou diluentes. Utilizar somente água para injeção. Para prevenir transmissão de doenças infecciosas, devem ser utilizadas seringas e agulhas descartáveis. Não reutilizar seringas e agulhas.

Informações

O palivizumab é um anticorpo monoclonal IgG1 humanizado, direcionado para um determinante antigênico no sítio antigênico A da proteína de fusão do vírus sincicial respiratório (VSR). Esse anticorpo monoclonal humanizado é composto de 95% de seqüências de aminoácidos humanos e 5% de murinos. O palivizumab é composto por duas cadeias pesadas e duas leves e apresenta um peso molecular de aproximadamente 148.000 Daltons. A solução reconstituída deve ser límpida ou levemente opalescente.

ab é composto por duas cadeias pesadas e duas leves e apresenta um peso molecular de aproximadamente 148.000 Daltons. A solução reconstituída deve ser límpida ou levemente opalescente.