Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Servier

Apresentação

cx. c/ 30 ou 60 drágeas de 12,5 mg.

Indicações

Estados depressivos maiores.

Contra-indicações

Crianças menores de 15 anos. Associação aos IMAOs: É necessário um intervalo livre de duas semanas entre o fim do tratamento pelo IMAO e o início do tratamento pela tianeptina. É suficiente um intervalo livre de 24 horas para substituir a tianeptina por um IMAO. Associação à mianserina. Gravidez: No animal, os estudos não evidenciaram efeitos sobre as funções reprodutivas. A passagem transplacentária é pequena e não há acúmulo fetal. Na espécie humana, na ausência de dados clínicos, o risco não é conhecido. Evitar a prescrição do medicamento durante a gravidez. Aleitamento: Os antidepressivos tricíclicos são excretados no leite materno. O aleitamento é, portanto, desaconselhado durante o tratamento.

Advertências

Devido ao risco de suicídio inerente aos estados depressivos, os pacientes deverão ser vigiados, particularmente no início do tratamento. Em caso de anestesia geral, é conveniente advertir o anestesista a suspender o tratamento 24 ou 48 horas antes de intervenção. Em caso de urgência, a intervenção poderá ser realizada, sem interrupção prévia, sob vigilância perioperatória. Na parada do tratamento recomenda-se, como para todos os antidepressivos, e redução progressiva da posologia durante 7 e 14 dias.

Interações medicamentosas

Associações desaconselhadas: a IMAOs não-seletivos: em razão dos riscos de colapso ou hipertensão paroxistica, hipotermia, covulsões, morte: à mianserina: em razão de um efeito antagonista no plano experimental.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Raras, geralmente benignas: gastralgias, dor abdominal, secura da boca, anorexia, náuseas, vômitos, constipação, flatulência; insônia, sonolência, pesadelos, astenia; vertigens, cefaléia, lipotimia, tremores, ondas de calor; desconforto respiratório, bolo na garganta; mialgia, lombalgia.

Posologia

A posologia recomendada é de 1 drágea três vezes ao dia: pela manhã, ao meio-dia e à noite, no início das principais refeições. No etilista crônico, cirrótico ou não, não é necessário modificar a posologia. Nos idosos com mais de 70 anos e nos casos de insuficiência renal, limitar a posologia a 2 drágeas por dia. Não interromper o tratamento sem autorização médica.

Superdosagem

Em todos os casos, interromper o tratamento e vigiar atentamente o paciente. Lavagem gástrica. Vigilância cardiorrespiratória, metabólica e renal. Tratamento sintomático de eventuais distúrbios, principalmente ventilação assistida e correção dos distúrbios metabólicos a renais.

Informações

A tianeptina é uma molécula derivada dos tricíclicos. Suas propriedades antidepressivas distinguem-se das dos imipramínicos graças às modificações estruturais, principalmente pela presença de uma longa cadeia aminoácida de 7 átomos de carbono, ligada ao ciclo mediano. Seu mecanismo de ação é essencialmente serotoninérgico, com um aumento da velocidade de recaptação da serotonina pelos neurônios do córtex, do hipocampo e do sistema límbico. A tianeptina se caracteriza por: uma atividade sobre os distúrbios do humor, o que a situa em posição mediana, na classificação bipolar, entre os antidepressivos sedativos e os antidepressivos estimulantes; uma atividade nítida sobre as queixas somáticas, em particular as queixas digestivas, ligadas à ansiedade e aos distúrbios do humor; uma atividade sobre os distúrbios do caráter e do comportamento do etilista no período de abstinência. A tianeptina é desprovida de efeito: sobre o sono e a vigília; sobre o sistema cardiovascular; sobre o sistema colinérgico (ausência de manifestações anticolinérgicas); de indução ao hábito.

a é desprovida de efeito: sobre o sono e a vigília; sobre o sistema cardiovascular; sobre o sistema colinérgico (ausência de manifestações anticolinérgicas); de indução ao hábito.