Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Farmasa

Apresentação

fr. c/ 100 ml de xarope c/ 40 mg/medida (5 ml); emb. c/ 5 supositórios de 100 mg (infantil); cx. c/ 5 amp. de 3 ml c/ 40 mg (aerossol).

Indicações

Bronquites agudas ou crônicas, bronquiectasias, laringotraqueobronquites; em todas as afecções agudas ou crônicas do aparelho respiratório em que haja aumento das secreções brônquicas, especialmente quando associadas à insuficiência respiratória (asma e enfisema). No pré e pós-operatório de intervenções no aparelho respiratório.

Contra-indicações

HIPERSENSIBILIDADE INDIVIDUAL AO SOBREROL OU A QUALQUER OUTRO COMPONENTE DA FORMULAÇÃO.

Advertências

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE.

Uso na gravidez

Embora não tenham sido detectados efeitos teratogênicos e mutagênicos nos estudos realizados até o momento, não se recomenda o uso do sobrerol durante a gravidez, sobretudo durante o primeiro trimestre.

Interações medicamentosas

NÃO SÃO CONHECIDAS INTERAÇÕES COM OUTRAS MEDICAÇÕES.

Reações adversas / Efeitos colaterais

O sobrerol é geralmente bem tolerado. Ocasionalmente foram relatadas gastralgia, náusea, vômitos e dispepsia; muito raramente ocorreram meteorismo, estomatite, diarréia, sudorese, cefaléia e anorexia.

Posologia

Xarope Crianças acima de 2 anos - 2 colheres das de chá (10 mL), duas vezes ao dia. Adultos - 2 a 4 colheres das de chá (10 a 20 mL), duas vezes ao dia. Supositórios Crianças acima de 2 anos - 1 a 2 supositórios ao dia. Aerosol Adulto - 1 ampola de 3mL para cada nebulização, duas vezes ao dia.

Superdosagem

Ainda não foi descrita. O tratamento deve ser sintomático.

Informações

Sobrerol é um composto terpênico com propriedade fuidificante da secreção brônquica, utilizado no tratamento de doenças respiratórias com obstrução brônquica causada por hipersecreção de muco. Apresenta elevado tropismo pelo tecido pulmonar e capacidade de se concentrar, preferencialmente na secreção brônquica aumentando o transporte mucociliar e favorecendo a passagem, através da mucosa brônquica, de íons e água que hidratam a secreção. O sobrerol é rapidamente absorvido e distribuído no organismo. Após administração oral atinge o pico plasmático em uma hora. Apresenta meia-vida plasmática de aproximadamente 2,4 horas. É extensivamente metabolizado e excretado na urina sob a forma inalterada e como metabólitos.

Após administração oral atinge o pico plasmático em uma hora. Apresenta meia-vida plasmática de aproximadamente 2,4 horas. É extensivamente metabolizado e excretado na urina sob a forma inalterada e como metabólitos.