Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sintofarma

Referência

Diclofenaco 50mg

Apresentação

compr. rev. 50 mg cx. c/ 20 un.

Contra-indicações

Úlcera péptica. Hipersensibilidade à substância ativa. Da mesma maneira que outros medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, Sintofenac é contra-indicado a pacientes asmáticos, nos quais crises de asma, urticária ou rinite aguda são desencadeadas pelo uso do ácido acetilsalicílico ou por outros medicamentos inibidores da atividade da prostaglandina-sintetase. Devido à importância das prostaglandinas na manutenção do fluxo sangüíneo renal, atenção deve ser dada ao se usar o medicamento em casos de comprometimento das funções cardíacas ou renais, em pacientes tratados com diuréticos e naqueles em recuperação de grandes cirurgias.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Sintofenac é geralmente bem tolerado, porém no início do tratamento podem ocorrer eructação, epigastralgia, náusea ou diarréia, assim como cefaléia e vertigem. Estas manifestações regridem após alguns dias, mesmo com a continuação da medicação. Também raras, embora de possível ocorrência, são reações anafilactóides, manifestações de elevação dos valores das transaminases. Foram observadas perturbações gastrintestinais, edema, reações cutâneas e anormalidades nos testes de função hepática e renal. Foram relatados casos de agranulocitose e trombocitopenia.

Posologia

Adultos: Como regra, a dose inicial diária é de 100 a 150mg. Em casos mais leves, bem como para terapia prolongada, 75 a 100mg/dia são em geral suficientes. A dose diária prescrita deve ser fracionada em duas a três tomadas. No tratamento de dismenorréia primária, a dose diária que deve ser individualmente adaptada é geralmente de 50 a 150mg. Inicialmente, a dose de 50mg a 100mg deve ser administrada e, se necessário, elevada no decorrer de vários ciclos menstruais até o máximo de 200mg/dia. O tratamento deve ser iniciado aos primeiros sintomas e, dependendo da sintomatologia, pode continuar por alguns dias. Os comprimidos devem ser tomados inteiros e com líquidos, de preferência antes das refeições.

nuar por alguns dias. Os comprimidos devem ser tomados inteiros e com líquidos, de preferência antes das refeições.