Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Libbs

Referência

Azitromicina

Apresentação

Cart. c/ bl. c/ 9 compr. rev. de 500 mg.

Contra-indicações

Hipersensibilidade à azitromicina e outros macrolídeos, e a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais

A azitromicina é bem tolerada, apresentando baixa incidência de reações adversas, sendo estes efeitos de natureza leve a moderada. O tratamento foi descontinuado por causa de reações adversas por 0,3% do total de pacientes. Reações Ocasionais: Distúrbios gastrintestinais, incluindo diarréia, fezes amolecidas, desconforto abdominal (dor / cólica), náusea, vômito e flatulência. Elevações reversíveis nas transaminases hepáticas foram observadas com uma freqüência similar à das penicilinas e macrolídeos comparativos utilizados nos estudos clínicos. Episódios transitórios de leve redução nas contagens de neutrófilos, embora uma relação causal com a azitromicina não tenha sido estabelecida. Reações raras: Reações alérgicas (dispnéia; inchaço da face, boca, pescoço, mãos e pés; exantema), anafilaxia, tontura, cefaléia (vide precauções).

Posologia

Selimax Pulso (azitromicina) deve ser administrado em dose única diária. Os comprimidos revestidos podem ser administrados a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição significante na biodisponibilidade da azitromicina quando os mesmos foram administrados concomitantemente a uma refeição rica em gorduras. A posologia está descrita abaixo: Adultos e crianças acima de 12 anos: Para o tratamento da acne vulgar, azitromicina deve ser administrada de forma intermitente de 3 ciclos de 500 mg/ dia: 1º ciclo de 1 comprimido/dia por 3 dias e 7 de intervalo, 2º ciclo de 1 comprimido/dia por 3 dias com 7 de intervalo e 3º ciclo de 1 comprimido/dia por 3 dias. Pacientes com insuficiência renal: As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função renal normal podem ser utilizadas em pacientes com insuficoência renal leve (clearance de creatinina > 40 mL/min.). Não existem dados em relação ao uso de azitromicina em pacientes com insuficiência renal mais grave (ver precauções).

in.). Não existem dados em relação ao uso de azitromicina em pacientes com insuficiência renal mais grave (ver precauções).