Farmasa

Rinos-a sol. nasal (cloretos de sódio e benzalcônio e nafazolina, cloridrato) - cada mL contém 0,5 mg de cloridrato de nafazolina, 0,1 mg de cloreto de benzalcônio, 9,0 mg de cloreto de sódio e água destilada, q.s.p 1,0 mL - fr. c/ 25 mL.

Como descongestionante e anti-séptico, em rinites, sinusites, gripes e resfriados .

Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da formulação, em crianças e durante a gravidez.

Seu uso em crianças acima de 6 anos só deve ser feito sob estrito controle médico. Utilizar com cautela em pacientes com problemas cardiovasculares e ipertireoidismo, diabete melito, hipertrofia prostática e pacientes que apresentem forte reação a agentes simpatomiméticos, evidenciada por sinais de insônia, vertigem, etc. Não deve ser usado ininterruptamente durante longos períodos.

Contra-indicado na gravidez.

RECOMENDA-SE PRECAUÇÃO NOS PACIENTES EM TRATAMENTO COM INIBIDORES DA MONOAMINOXIDASE.

Pode ocorrer irritação local passageira (queimação, ardência, espirros). Já foram descritas ocorrências de náusea e cefaléia.

Uma a três gotas (ou uma atomização) em cada narina, 3 a 4 vezes ao dia. Modo de usar: Conta-gotas: Frasco na posição inclinada, com bico para baixo. Nebulizador (atomizador): Frasco na posição vertical, com bico para cima.

A administração acidental pela boca, especialmente em crianças, pode causar depressão do sistema nervoso central acompanhada de hipotermia, bradicardia, sudorese, sonolência e coma. O tratamento é sintomático.

Este medicamento é uma associação de cloridrato de nafazolina - vasoconstritor tópico da mucosa, cloreto de benzalcônio - agente bactericida que assegura a assepsia da solução e favorece a desinfecção da mucosa, e solução isotônica de cloreto de sódio, que atua fluidificando a secreção da mucosa, favorecendo sua eliminação. O cloridrato de nafazolina é um derivado imidazólico que exerce ação estimulante nos receptores alfa-adrenérgicos. Ativa os receptores alfa no músculo liso vascular, causando assim, na mucosa nasal, constrição das arteríolas dilatadas e redução do fluxo sangüíneo na área ingurgitada edematosa, produzindo efeito descongestionante. O cloreto de benzalcônio é um composto de amônio quaternário com propriedades anti-séptica, emulsificante e ceratolítica. Seu início de ação é rápido e pode se prolongar por até 6 horas.