Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Aché

Referência

Azelastina

Apresentação

Spray nasal - fr. nebulizador - conteúdo 10 ml (1mg/ml)

Indicações

RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) é um medicamento indicado para o tratamento de rinite alérgica.

Contra-indicações

RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NÃO DEVE SER UTILIZADO POR PACIENTES COM ALERGIA A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA; POR CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS E NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ.

Advertências

PACIENTES DIABÉTICOS PODEM FAZER USO DE RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina)? RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NÃO CONTÉM AÇÚCAR. SE VOCÊ FOR DIABÉTICO CERTIFIQUE- SE COM SEU MÉDICO SOBRE O USO DO PRODUTO.

Uso na gravidez

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA. RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NÃO DEVE SER USADO DURANTE A AMAMENTAÇÃO, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Interações medicamentosas

RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) pode ser utilizado com outros medicamentos? O uso de RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) não é recomendado com medicamentos contendo cimetidina

Reações adversas / Efeitos colaterais

O USO DE RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NA MUCOSA NASAL INFLAMADA PODE PROVOCAR IRRITAÇÃO (DOR, COCEIRA, ESPIRRO). AS REAÇÕES ADVERSAS QUE PODEM SER ATRIBUÍDAS AO USO DO MEDICAMENTO, SÃO: ALERGIA, SANGRAMENTO NASAL, ALTERAÇÕES DO PALADAR, SONOLÊNCIA, DOR DE CABEÇA, BOCA SECA, TONTURA, NÁUSEA, FADIGA E FRAQUEZA.

Posologia

DOSAGEM Dose normal: Uma aplicação (0,14 ml = 0,14 mg de cloridrato de azelastina) em cada narina, duas vezes ao dia (equivalente a uma dose diária de 0,56 mg de cloridrato de azelastina) em adultos e crianças de 5 anos ou mais. Dose aumentada: De acordo com o caso, a partir de 12 anos de idade, podem ser indicadas duas aplicações (0,28 ml = 0,28 mg de cloridrato de azelastina) em cada narina, duas vezes ao dia (equivalente a uma dose diária de 1,12 mg de cloridrato de azelastina).

Superdosagem

Em caso de uso excessivo e/ou ingestão acidental, cuidados devem ser tomados, tais como: entrar imediatamente em contato com seu médico ou procurar um pronto-socorro, informando a quantidade utilizada, horário da utilização e os sintomas.

Resultados de eficácia

RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) age como um antialérgico e inicia a sua ação 30 minutos após a sua aplicação no nariz.

Modo de usar

1. Remova a tampa protetora. 2. Antes da primeira aplicação, pressione a válvula várias vezes até que haja um spray uniforme. 3. Antes da aplicação de RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina), faça a higiene do nariz. Limpe a mucosidade fazendo o ar sair com força pelas narinas. Aplique o produto em cada narina após fazer a higiene nasal. Mantenha a cabeça ereta, para evitar sabor desagradável. 4. Após a aplicação, não aspire o produto para garantir que o mesmo permaneça mais tempo no local de ação. 5. Limpe o bico e recoloque a tampa protetora.

Armazenagem

Como todo medicamento, RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) deve ser guardado em sua embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz.

Informações

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) age como um antialérgico e inicia a sua ação 30 minutos após a sua aplicação no nariz. POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO? RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) é um medicamento indicado para o tratamento de rinite alérgica. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? CONTRA-INDICAÇÕES RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NÃO DEVE SER UTILIZADO POR PACIENTES COM ALERGIA A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA; POR CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS E NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ. ADVERTÊNCIAS PACIENTES DIABÉTICOS PODEM FAZER USO DE RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina)? RINO-LASTIN® (cloridrato de azelastina) NÃO CONTÉM AÇÚCAR. SE VOCÊ FOR DIABÉTICO CERTIFIQUE- SE COM SEU MÉDICO SOBRE O USO DO PRODUTO. O PRODUTO AFETA A HABILIDADE DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS? PODEM OCORRER EM CASOS ISOLADOS AO UTILIZAR O SPRAY NASAL DE AZELASTINA: FADIGA, CANSAÇO, EXAUSTÃO, TONTURA OU FRAQUEZA. ESSES SINTOMAS TAMBÉM PODEM SER CAUSADOS PELA PRÓPRIA DOENÇA. NESSES CASOS, A HABILIDADE DE DIRIGIR E DE OPERAR MÁQUINAS PODE ESTAR PREJUDICADA. O ÁLCOOL PODE POTENCIALIZAR ESSE EFEITO. DURANTE O TRATAMENTO, O PACIENTE NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS, POIS SUA HABILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. PRECAUÇÕES O QUE PODE OCORRER SE UTILIZAR O MEDICAMENTO POR UMA VIA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO-RECOMENDADA? OS RISCOS DE USO POR VIA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO-RECOMENDADA, SÃO: A NÃO-OBTENÇÃO DO EFEITO DESEJADO E OCORRÊNCIA DE REAÇÕES ADVERSAS.

Dizeres legais

MS - 1.0573.0344 Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555 Produzido sob licença de MEDA Pharma GmbH & Co. KG Frankfurt, Alemanha Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 Indústria Brasileira Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa

EDA Pharma GmbH & Co. KG Frankfurt, Alemanha Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 Indústria Brasileira Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa