Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Galderma

Apresentação

bisn. de alumínio c/ 25g de creme 0,025% ou 0,05%.

Indicações

Tratamento tópico do acne vulgar. Tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo.

Contra-indicações

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Irritação da pele, que é reversível com a redução da freqüência de aplicação ou interrupção do tratamento.

Posologia

Tratamento da acne: Retacnyl deve ser aplicado uma vez por dia, antes de deitar, sobre a pele adequadamente limpa e seca. A freqüência de aplicação deverá ser ajustada, de acordo com a sensibilidade da pele. Se ocorrer irritação, o produto poderá ser aplicado em dias alternados. Na ausência de qualquer reação local, a freqüência poderá ser aumentada para duas vezes por dia. A partir do final da 2ª semana até o final do tratamento, a freqüência deverá ser de 1 aplicação diária ou menos, em caso de irritação persistente. A freqüência deve ser escolhida de modo a evitar reações de irritação desagradáveis. É aceitável apenas um eritema leve, descamação moderada e sensação leve de ardência. Pode-se antecipar que pacientes com pele delicada e cabelo louro ou ruivo vão apresentar reações mais graves, devendo-se escolher a dosagem apropriada. A partir da 2ª semana, a irritação primária será acrescida por uma aparente exacerbação do acne, com aumento das pápulas e pústulas. Esta reação é normal e deve-se à evolução inflamatória dos microcistos, que é acelerada pelo tratamento. A freqüência de aplicação não deverá ser alterada por este motivo. Nesta ocasião, a boa relação médico-paciente é de grande importância. Um paciente informado, motivado, regularmente monitorado e recebendo apoio moral durante a fase de irritação primária e eflorescência, poderá encarar o tratamento com mais otimismo. A melhora será claramente visível pela 6ª semana de tratamento, atingindo resultado ideal em cerca de 12 a 14 semanas. Após a melhora, deverá ser instituído tratamento de manutenção, com 2 ou 3 aplicações semanais. Para se obter um resultado ideal, o paciente deverá ser alertado sobre as reações normais do início de tratamento, como irritação primária e edema transitório. É necessário o acompanhamento regular para ajuste de dosagem, de modo a reduzir a irritação ao mínimo. O paciente deve ser avisado da demora em se obter os primeiros sinais de melhora, da importância do programa terapêutico de 3 meses e da necessidade do tratamento de manutenção, para evitar recorrências. Fotoenvelhecimento cutâneo: Utilizar o produto à noite, ao deitar-se. Lavar e secar bem a pele. Colocar uma pequena quantidade na ponta dos dedos e espalhar sobre todo o rosto, evitando o contato com os olhos, boca e mucosas. No dia seguinte, ao levantar-se, lavar o rosto normalmente, utilizando sabonete suave. Em cerca de 3 a 6 meses poderão ser notados os primeiros efeitos benéficos sobre a pele.

Informações

A tretinoína, aplicada sobre a pele, estimula a mitose e a renovação das células da epiderme, inibe a formação de queratina e promove o restabelecimento do tecido conjuntivo. A nível de derme, estimula a síntese do colágeno e a angioneogênese, o que auxilia no desaparecimento das rugas superficiais. No fotoenvelhecimento, estimula a diferenciação dos queratinócitos e a proliferação dos grânulos de querato-hialina, modifica a produção de queratina de alto peso, diminui a atividade dos melanócitos e a coesão dos queratinócitos. Na acne, a tretinoína age sobre um dos fatores etiológicos essenciais, que é a queratinização da parte inferior do folículo pilossebáceo. Agindo através da estimulação do epitélio folicular, a tretinoína intensifica a proliferação de células queratinizadas não compactadas, evitando a obstrução do orifício pilossebáceo e a formação dos microcomedões. Ao mesmo tempo, a tretinoína provoca a expulsão dos microcistos e comedões abertos já formados, e acelera a evolução e eliminação dos elementos inflamatórios (pápulas e pústulas), prevenindo a transformação destas lesões em nódulos císticos.

stos e comedões abertos já formados, e acelera a evolução e eliminação dos elementos inflamatórios (pápulas e pústulas), prevenindo a transformação destas lesões em nódulos císticos.