Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Gsk

Apresentação

compr. c/ 50mg de 6-mercaptopurina apres. em cart. c/ 25 compr.

Indicações

Puri-nethol é indicado para o tratamento de leucemia aguda. É uma droga de valor na indução de remissão e especialmente indicada para tratamento de manutenção em leucemia linfoblástica aguda e leucemia mielógena aguda. Puri-nethol é também indicado para o tratamento de leucemia granulocítica crônica.

Contra-indicações

O uso é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula. Tendo-se em vista a gravidade das indicações, não existe nenhuma contra-indicação absoluta ao uso .

Reações adversas / Efeitos colaterais

O principal efeito colateral do tratamento com a 6-mer c a ptopurina é a supressão da medula óssea, a qual ocasiona leucopenia e trombocitopenia. A 6-mercaptopurina é hepatotóxica em animais e no homem. As descobertas histológicas no homem demonstram necrose hepática e estase biliar. A incidência de hepatotoxicidade varia consider avelmente e pode ocorrer com qualquer dose, porém, mais freqüentemente, quando se excede a dose diária recomendada de 2,5mg/kg de peso corporal. O controle da função renal, atr avés de testes, pode permitir detecção antecipada da toxicidade hepática. Esta é normalmente reversível, caso o tratamento com a mercaptopurina seja suspenso no tempo devido. Entretanto, tem ocorrido dano hepático fatal. Ocasionalmente, obser vou-se anorexia, náuseas e vômitos. Pancreatite foi relatada, relacionada ao uso (ainda sem aprovação oficial) da 6-mercaptopurina no tratamento da síndrome do cólon irritável. U l c e ração oral foi relatada durante o tratamento com 6-mercaptopurina e, raramente, ulceração intestinal. Rash- cutâneo é complicação rara durante o tratamento com Puri-nethol.

Posologia

Adultos e crianças: Pa ra adultos e crianças, a dose usual é de 2,5mg/kg por dia. Porém a dose e a duração da administração dependem da natureza e da dose de outros agentes citotóxicos administrados conjuntamente com Puri-nethol. A dose deve ser cuidadosamente ajustada para cada paciente individualmente. Puri-nethol tem sido usado em vários esquemas de tratamento combinado para leucemia aguda, e a literatura deve ser consultada para obtenção de pormenores. Deve-se levar em consideração a redução de dose em pacientes com comprometimento hepático ou renal. Pacientes idosos: Nenhum estudo específico foi conduzido em idosos. No entanto, é aconselhável monitorar as funções renal e hepática nestes pacientes e, se houver qualquer insuficiência, deve-se considerar redução da dose. Pacientes hepatopatas e nefropatas: A redução da dose deve ser considerada, nestes grupos de pacientes. Casos gerais: Quando o alopurinol e a 6-mercaptopurina são administrados concomitantemente, é essencial que apenas um quarto da dose usual de 6-mercaptopurina seja administrada, uma vez que o alopurinol diminui a taxa de catabolismo da 6-mercaptopurina.

Informações

A 6-mercaptopurina é um análogo da adenina, uma das bases necessárias para a biossíntese do ácido nucléico, e da hipoxantina, uma base purínica. Por isso, Puri - Nethol age como um antimetabólito e interfere na síntese dos ácidos nucléicos de células em proliferação . Seus metabólitos são também farmacologicamente ativos. A 6-mercaptopurina é convertida em nucleotídeos ativos análogos da tioguanina pela enzima hipoxantinaguanina fosforibosiltransferase . A conversão da 6-mercaptopurina em nucleotídeos ativos análogos da tioguanina é um processo gra d a t ivo, via ácido tioinosínico. A 6 - m e rcaptopurina pode também sofrer metilação através da enzima tiopurina metiltransferase, formando nucleotídeos S-metilados, os quais também são citotóxicos.

ina em nucleotídeos ativos análogos da tioguanina é um processo gra d a t ivo, via ácido tioinosínico. A 6 - m e rcaptopurina pode também sofrer metilação através da enzima tiopurina metiltransferase, formando nucleotídeos S-metilados, os quais também são citotóxicos.