Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Icn

Apresentação

Protamina 1.000 ICN para administração IV lenta: amp. de 5 ml (1 ml neutraliza 1.000 UI de heparina).

Indicações

Inativação da heparina em casos de hemorragias severas consecutivas à heparinoterapia; inativação da heparina após emprego de circulação extracorpórea e diálise.

Contra-indicações

Protamina 1000 ICN está contra-indicada em casos de reconhecida hipersensibilidade à mesma. Diferentemente do que ocorre com outros sais, com o cloridrato (Protamina 1000 ICN) não foi observado nenhum efeito de rebote heparínico (ou seja, menos inativação da heparina antes de eliminar o complexo heparina-Protamina após emprego da circulação extracorpórea).

Interações medicamentosas

Protamina 1000 ICN neutraliza a heparina pela formação de um complexo. Protamina 1000 ICN não deve ser administrada concomitantemente com outros medicamentos, especialmente antibióticos ou meios de contraste, uma vez que poderia ocorrer precipitação.

Reações adversas / Efeitos colaterais

A administração pode determinar hipotensão. Em algumas ocasiões, foram observadas raras reações alérgicas, com estados semelhantes ao choque. Esta predisposição parece particularmente ligada aos pacientes alérgicos ao salmão (a Protamina é extraída dos testículos de diversas espécies de salmão), aos vasectomizados ou naqueles que receberam Protamina-zinco-insulina ou Protamina para inativar a heparina. Em caso de possível alergia à Protamina, antes de se iniciar o tratamento, aconselha-se administrar uma dose como prova e uma medicação antialérgica e, eventualmente, dispor-se de medidas adequadas para combater o choque.

Posologia

Protamina 1.000 ICN serve para neutralizar a heparina e deve ser administrada por via intravenosa, muito lentamente. A dose necessária 1.000 ICN depende da quantidade de heparina circulante no sangue e do período de tempo transcorrido desde a sua administração. Caso a concentração de heparina não seja determinada, recomenda-se não administrar mais do que 1 ml 1.000 ICN por via intravenosa lenta.

Superdosagem

A superdosagem 1000 ICN pode causar hemorragias devido ao efeito anticoagulante próprio da Protamina. a administração de heparina de forma controlada até a normalização do tempo de trombina, estanca as hemorragias.

Informações

As Protaminas são proteínas de baixo peso molecular, com uma elevada proporção de arginina e são extraídas dos testículos de diversas espécies de salmão. As Protaminas combinam-se com a heparina, formando complexos inativos destituídos de ação anticoagulante. Administrada isoladamente, a Protamina pode apresentar um efeito anticoagulante.

s são proteínas de baixo peso molecular, com uma elevada proporção de arginina e são extraídas dos testículos de diversas espécies de salmão. As Protaminas combinam-se com a heparina, formando complexos inativos destituídos de ação anticoagulante. Administrada isoladamente, a Protamina pode apresentar um efeito anticoagulante.