Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Blausiegel

Apresentação

Caixa com 1 bisn. com 40 g de gel vaginal e 8 aplicadores. Caixa com 1 bisn. com 50 g de gel vaginal e 10 aplicadores. Caixa com 5 bisn. com 5 g de gel vaginal cada.

Indicações

Uso contraceptivo. O agente espermicida nonoxinol-9 age inibindo a ação dos espermatozóides. Indicado como apoio contraceptivo do usoativo ou diafragma.

Contra-indicações

É contra-indicado em pessoas que tenham demonstrado hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Quando a gravidez não é desejada, o programa de contracepção deve ser orientado por um médico. Não inserir na uretra. Manter longe dos olhos e do nariz. O produto não deve ser usado por via oral. Preserv é um gel vaginal espermicida, de fácil aplicação. Indicado como apoio contraceptivo ao usoativo ou diafragma. Contém nonoxinol 9 que age como espermicida. Este produto não está indicado para proteção contra HIV e outras doenças transmitidas sexualmente.

Uso na gravidez

O gel espermicida é usado por mulheres férteis que não desejem ficarem grávidas, logo seu uso por mulheres já grávidas não é recomendado. Não é aconselhável o uso do produto durante o aleitamento.

Interações medicamentosas

Se estiver utilizando outro produto por via vaginal deve-se terminar o tratamento para depois utilizar o contraceptivo vaginal.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Pode ocorrer irritação local da vagina e/ou pênis. Nesse caso, a medicação deve ser interrompida e deve-se consultar um médico.

Posologia

Modo de usar Uso Direto: Preserv proporciona proteção contra a gravidez indesejada, quando aplicado na vagina, de acordo com as instruções a seguir. 1. Remova a tampa do tubo e conecte o aplicador. 2. Aperte o tubo pela base forçando o gel a entrar no aplicador até que a haste interna deslize totalmente e o aplicador esteja cheio. Retire com cuidado e feche o tubo. 3. Estando numa posição confortável (deitada ou ajoelhada), introduza o aplicador, cuidadosamente, o mais profundo possível na vagina e empurre a haste, forçando o gel a sair do aplicador. Retire o aplicador e jogue-o no lixo. Uma nova aplicação é necessária cada vez que a relação sexual é repetida, ou se ela for iniciada uma hora após a primeira aplicação. Não é recomendado o uso de duchas vaginais após o uso do gel, para que haja o máximo da atividade espermicida e, desejando fazer uma higiene pessoal, aguardar um mínimo de 6 horas após a última relação sexual. Uso com diafragma: Preserv também pode ser usado com o diafragma, auxiliando no controle da gravidez. Antes da inserção do diafragma, colocar o equivalente à uma colher de chá, dentro do diafragma e também espalhar, na margem do diafragma, com o dedo, a metade dessa quantidade. Este procedimento além de auxiliar na inserção do diafragma, proporcionará uma proteção maior. Uso com Preservativo: Se você já usa Preservativo para proteção contra a gravidez, pode agora ter uma indicação complementar usando o Preserv. Aplique o equivalente à uma colher de chá, externamente no pênis ou diretamente no Preservativo. - O gel diminui o risco de ruptura do Preservativo durante a relação e o traumatismo da vagina produzido pela fricção. Para uma maior segurança, recomendamos aplicar o Preserv internamente na vagina (como indicado acima) para obter a eficácia máxima do produto. Caso o Preservativo se rompa, por uso incorreto, o agente espermicida Nonoxinol –9 age inibindo a ação dos espermatozóides.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem, já que sua absorção sistêmica é muito baixa e o mesmo só atua sobre os espermatozóides.

Informações

Preserv tem como componente ativo o agente espermicida nonoxinol-9 e é solúvel em água, incolor, inodoro, não mancha e não tem componentes do tipo vaselina e óleo mineral. O nonoxinol-9 é o espermicida mais comumente utilizado. Os espermicidas vaginais são considerados contraceptivos de barreira porque realizam um bloqueio químico entre a membrana mucosa e o ejaculado. As substâncias químicas ativas que compõem os espermicidas interagem com as lipoproteínas da membrana celular e rompem as membranas dos espermatozóides produzindo importantes danos ao acrossomo, corpo, parte intermediária e cauda dos espermatozóides e a perda rápida e irreversível de sua viabilidade, função e motilidade na vagina. O aumento da permeabilidade celular produz a perda dos componentes celulares. Os estudos indicam que se produzem alterações nas enzimas que metabolizam os carboidratos e as enzimas mitocondriais. Assim, o próprio veículo inativo pode formar uma barreira inibindo a passagem do esperma.

e, função e motilidade na vagina. O aumento da permeabilidade celular produz a perda dos componentes celulares. Os estudos indicam que se produzem alterações nas enzimas que metabolizam os carboidratos e as enzimas mitocondriais. Assim, o próprio veículo inativo pode formar uma barreira inibindo a passagem do esperma.