Solvay

cx. c/ 12 cáps. vaginais. Creme: cx. c/ 1 bisn. de 60 gramas e 12 aplicadores.

No tratamento dos processos infecciosos ginecológicos em geral, acompanhados ou não de leucorréia, tais como: vaginites, vulvovaginites, cervicites e uretrites.

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Indivíduos sensíveis à neomicina podem desenvolver reação cruzada quando expostos à outros aminoglicosídeos.

Os componentes não são habitualmente absorvidos pela mucosa vaginal íntegra. Entretanto, recomenda-se cuidado na sua administração às pacientes com doença hepática ou renal e com comprometimento auditivo. O tratamento com Poliginax deverá ser interrompido se for observada irritação ou sensibilização. A candidíase intratável pode ser sintoma de diabetes mellitus não identificada. Portanto, deverão ser realizados exames de urina e glicose sangüínea nas pacientes que não responderem ao tratamento.

Durante os três primeiros meses de gravidez, só deve ser usado quando o médico julgar o tratamento essencial ao bem estar da paciente. Durante a gravidez, o uso do aplicador pode estar contra-indicado, sendo necessária a introdução manual das cápsulas. Neste caso, o médico deverá ser consultado.

Como os componentes da fórmula não apresentam absorção sistêmica, não há risco de interações com medicamentos de uso sistêmico.

Poliginax é um medicamento de ação local, cujos componentes ativos não apresentam absorção sistêmica através da mucosa vaginal íntegra. As reações adversas decorrentes da sua ação tópica são geralmente raras e incluem irritação e sensibilização vulvovaginais, que podem ser contornadas com duchas vaginais diárias. Considerando a possibilidade de absorção dos componentes ativos, raramente podem ocorrer reações adversas relacionadas aos seus efeitos sistêmicos. A ototoxicidade é a principal limitação para o uso dos aminoglicosídeos. Outras reações adversas comuns a este grupo incluem nefrotoxicidade e bloqueio neuromuscular. A administração de polimixina B pode ocasionar neurotoxicidade e nefrotoxicidade. As reações adversas após a administração oral de nistatina e tinidazol são respectivamente, náuseas, vômitos, câimbras abdominais e rubefação.

Poliginax Cápsula vaginal: uma cápsula ao dia, durante 12 dias, de preferência ao deitar-se. Poliginax Creme vaginal: uma medida do aplicador ao dia, durante 12 dias, preferencialmente ao deitar-se. A critério médico, o tratamento pode ser repetido com ou sem intervalo e a dose aumentada para duas aplicações conforme a necessidade e a resposta à terapia.

Como os componentes da fórmula não apresentam absorção sistêmica, não há risco de superdosagem.

Modo de usar

Os óvulos® não devem ser pressionados quando forem retirados da embalagem. Para tanto, é suficiente puxar suavemente a lâmina de alumínio até que um único óvulo esteja descoberto, conforme ilustração. • Coloque-o na cavidade do aplicador e comprima-o levemente até que se fixe perfeitamente no orifício. • Em seguida, em posição ginecológica, introduza o aplicador na vagina, delicadamente e profundamente e empurre o êmbolo. Após cada aplicação, o aplicador deve ser lavado cuidadosamente em água morna corrente, não devendo ser usada água fervendo. O óvulo® não pode ser partido. Poliginax® Creme Vaginal • Retire a tampa e com o seu verso rompa o lacre da bisnaga, girando a tampa. • Encaixe o aplicador no bico da bisnaga, mantendo o êmbolo na posição original. • Aperte suavemente a bisnaga, do fundo para o bico (de acordo com o desenho), para forçar a saída do creme para o aplicador, até que o mesmo fique travado (já calibrado para 4 gramas). • A seguir, em posição ginecológica, introduza profundamente o aplicador com o creme na vagina, de maneira delicada. • Para liberar a medicação, aperte o êmbolo até a sua posição original.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso em pacientes idosas: até o momento não há evidência que sugira que a resposta deste grupo etário seja diferente daquela apresentada por pacientes mais jovens. Uso em crianças: É CONTRA-INDICADO O USO DE Poliginax® EM CRIANÇAS.

Armazenagem

Poliginax® Óvulos deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C), em local seco e protegido da luz. Poliginax® Creme Vaginal deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C) e protegido da luz.

Poliginax é um antiinfeccioso de atividade múltipla, não absorvível nas condições habituais, para uso ginecológico, com ação local, apresentado em forma de creme e de gel, em cápsula vaginal gelatinosa, macia, de superfície lisa, flexível e de fácil introdução. Em função destas características, a forma em cápsula vaginal pode ser usada no pós-cautério, após cirurgias ginecológicas, assim como em mulheres grávidas. Dos componentes da associação, a neomicina e a polimixina B são bactericidas de ação local, de amplo espectro, que agem sobre germes gram+ e gram- como: Escherichia coli, Proteus spp., Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus faecalis, Klebsiella spp. e Enterobacter spp.. A nistatina é um fungistático e fungicida de ação local, atuando eficazmente sobre a Candida albicans. O tinidazol é um tricomonicida que tem demonstrado ser muito eficaz no tratamento das infecções provocadas por Trichomonas vaginalis. Na formulação foi introduzida ainda a dimeticona, silicone de baixa tensão superficial, que confere grande poder de penetração e difusão dos princípios ativos pelas reentrâncias da cavidade vaginal, incluindo as glândulas de Skene e Bartholin, bem como de proteção da mucosa inflamada, eliminando o prurido e a sensação de queimação.