As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
LatinoApresentação
sol. oft. estéril (colóide) - fr. plast conta-gotas c/ 10 ml a 2 ou 4%Indicações
Como miótico, no controle da pressão intra-ocular elevada (glaucoma).
Pilocan (pilocarpina) pode ser usado em combinação com outros mióticos, betabloqueadores, inibidores da anidrase carbônica e agentes simpatomiméticos ou hiperosmóticos.Contra-indicações
Irites. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Glaucoma por bloqueio pupilar.Reações adversas / Efeitos colaterais
Espasmo ciliar, irritação ocular, congestão conjuntival, cefaléia e indução de miopia. Redução da acuidade visual sob iluminação deficiente. O uso prolongado pode causar opacificação do cristalino.Posologia
Exclusivamente para uso tópico. A concentração e a freqüência diária de instilações necessárias para manter o controle da pressão intra-ocular serão estabelecidas a critério médico.
Início de ação rápido, com aparecimento de miose em 10 a 30 minutos e persistente
por 4 a 8 horas.
A redução máxima da pressão intra-ocular ocorre em até 75 minutos após a instilação do colírio, persistindo por 4 a 14 horas.Informações
A pilocarpina é um parassimpatomimético com ação colinérgica direta sobre os receptores muscarínicos da musculatura lisa da íris e glândulas de secreção.
Provoca miose através da contração do esfíncter da íris. A contração do músculo ciliar aparentemente abre os espaços intertrabeculares e facilita o efluxo do humor aquoso.
No glaucoma de ângulo fechado a constrição pupilar aparentemente traciona a íris, distanciando-a das trabéculas, aliviando o bloqueio da malha trabecular.
No glaucoma de ângulo fechado a constrição pupilar aparentemente traciona a íris, distanciando-a das trabéculas, aliviando o bloqueio da malha trabecular.