Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Genérico

Referência

Benzil penicilina benzatina

Apresentação

inj., pó p/ diluição 300.000 UI emb. c/ 1 fr.-ampola inj., pó p/ diluição 600.000 UI emb. c/ 50 fr.-amp. inj., pó p/ diluição 1.200.000 UI emb. c/ 50 fr.-amp.

Contra-indicações

O uso é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade às penicilinas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Reações de hipersensibilidade são freqüentemente associadas com o uso das penicilinas, tais como: erupções cutâneas, desde as formas maculopapulosas até dermatite esfoliativa; urticária; edema de laringe; reações semelhantes à doença do soro, incluindo febre, calafrios, edema, artralgia e prostração. Febre e eosinofilia podem ser as únicas manifestações observadas. Reações anafiláticas intensas têm sido relatadas. Reações como anemia hemolítica, leucopenia, trombocitopenia, neuropatia e nefropatia são infreqüentes e estão associadas com altas doses de penicilina por via parenteral.

Posologia

Infecções estreptocócicas (grupo A) do trato respiratório superior e da pele: Crianças até 27kg: Injeção única de 300.000 a 600.000U. Crianças maiores: Injeção única de 900.000U. Adultos: Injeção única de 1.200.000U. Sífilis primária, secundária e latente: Injeção única de 2.400.000U. Sífilis tardia: Três injeções de 2.400.000U, com intervalo de 1 semana entre as doses. Sífilis congênita: Crianças menores de 2 anos: 50.000U/kg de peso. Crianças de 2-12 anos: Doses ajustadas de acordo com a posologia de adultos. Profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite: Recomenda-se a utilização periódica a cada 3 ou 4 semanas da dose de 1.200.000U. Embora a taxa de recorrência da febre reumática seja baixa, utilizando-se o regime a cada 4 semanas, pode-se considerar a administração a cada 3 semanas, caso o paciente tenha história de múltiplas recorrências, possua lesão valvular grave ou tenha apresentado recorrência com a administração a cada 4 semanas. O médico deve avaliar os benefícios de injeções mais freqüentes contra a possibilidade de reduzir a aceitação do paciente a este procedimento. Bouba, bejel (sífilis endêmica) e pinta: Injeção única de 1.200.000U. Preparo da suspensão e cuidados de administração: Injetar o conteúdo da ampola do diluente no frasco-ampola e agitar durante 1 minuto. Antes de injetar a dose, deve-se puxar o êmbolo da seringa, a fim de certificar-se de que a agulha não esteja em um vaso sangüíneo. Se aparecer sangue, ou qualquer alteração na cor do produto, deve-se retirar a agulha e injetar em outro local. Penicilina g Benzatina deve ser administrada exclusivamente pela via intramuscular profunda, no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas pode ser preferível a face lateral da coxa. A injeção deve ser feita lentamente e de modo contínuo, sendo interrompida se o paciente queixar-se de dor intensa no local ou se, especialmente em crianças, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção. A agulha pode entupir, caso a administração não seja feita de forma lenta e contínua.

as, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção. A agulha pode entupir, caso a administração não seja feita de forma lenta e contínua.