Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Medley

Referência

Diclofenaco 50mg

Apresentação

compr. rev. 50 mg - emb. c/ 20 compr.

Contra-indicações

Úlcera gastroduodenal. Hipersensibilidade à substância ativa. Como outros agentes antiinflamatórios não-esteróides, Ortoflan também é contra-indicado em pacientes nos quais as crises de asma, urticária ou rinite aguda são precipitadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outras drogas com atividade inibidora da prostaglandina-sintetase.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Ortoflan é geralmente bem tolerado, porém, no início do tratamento podem ocorrer epigastralgia, eructação, náuseas ou diarréia, assim como cefaléia e vertigem. Essas manifestações são, geralmente, de natureza benigna. Também raras, mas de possível ocorrência, são edema periférico e reações exantemáticas como prurido e eczema. Efeitos colaterais como cansaço, insônia ou irritabilidade, observados com o uso de outros antiinflamatórios não-esteróides raramente têm sido relacionados ao tratamento com Ortoflan. Foram observados alguns casos de ulceração gástrica ou intestinal e hemorragia, reações de hipersensibilidade (por exemplo: broncoespasmo, reações sistêmicas anafiláticas ou anafilactóides), valores elevados de transaminases, icterícia, hepatite, insuficiência renal e síndrome nefrótica, assim como casos isolados de leucopenia, trombocitopenia, anemia aplástica e eritema multiforme.

Posologia

Adultos: a dose inicial é de 1 comprimido de 50 mg três vezes ao dia. Em casos mais leves, bem como para o tratamento de manutenção, 1 comprimido de 50 mg duas vezes ao dia, é em geral suficiente. Como regra, a posologia diária deverá ser dividida em duas ou três tomadas. Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, antes das refeições. No tratamento da dismenorréia primária, a posologia é de 50 a 200 mg a ser adaptada a cada caso. A dose inicial de 50 a 100 mg deve ser administrada e, se necessário, aumentada no curso de vários ciclos. O tratamento inicia-se com o aparecimento dos primeiros sintomas e e acordo com a intensidade, prolonga-se por alguns dias. Ampolas: a posologia diária é de uma ampola, por via intramuscular profunda, aplicada no quadrante superior externo da região glútea. Em casos graves, aplicar 2 ampolas ao dia, com intervalo de algumas horas, em lados alternados. Ortoflan injetável só deve ser administrado durante períodos curtos. No tratamento de manutenção, aconselha-se o uso comprimidos. Crianças: o diclofenaco sódico está indicado para crianças a partir de 1 ano de idade, na dose de 0,5 a 3,0 mg/kg de peso corporal por dia, fracionada em 2 a 3 tomadas. Como antipirético, recomenda-se empregar doses mais baixas. Entretanto, considerando as apresentações atualmente disponíveis - comprimidos - não é recomendada sua utilização em crianças com idade inferior a 14 anos.

o as apresentações atualmente disponíveis - comprimidos - não é recomendada sua utilização em crianças com idade inferior a 14 anos.