Gross

Drg.: fr. c/ 20 drágeas.

Distrofias carenciais do globo ocular; fotofobia; nictalopia; fadiga visual; como coadjuvante dos tratamentos da neurite retro-bulbar; retinite; uveíte e da catarata.

Não foram relatadas até o momento, contra-indicações ao uso de vitaminas em quantidades correspondentes às necessidades diárias normais; entretanto o uso deve ser evitado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um de seus componentes e no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.

Foram descritos casos de mulheres que ingeriram quantidades excessivas de acetato de retinol (vit. A) durante a gravidez, cujos filhos manifestaram atraso de crescimento e fechamento prematuro das epífises. Ainda que na gravidez as necessidades de acetato de retinol (vit. A) estejam aumentadas, não são recomendadas doses diárias superiores a 6000UI. A vitamina C presente no Organoneuro Óptico® pode provocar: resultados falso-negativos no screening urinário para acetaminofen e no teste do guaiaco (sangue oculto nas fezes); elevação da ALT, bilirrubinas e creatinina; elevação na dosagem sanguínea de carbamazepina e ácido úrico; diminuição na dosagem sanguínea de teofilina; alterações nas medidas de glicemia. A vitamina C presente no Organoneuro Óptico® é dialisável. Um comprimido revestido® contém 0,47kcal.

[o fármaco (vitamina A) demonstrou evidências positivas de risco fetal humano; no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem eventualmente justificar o risco, como por exemplo, em caso de doenças graves ou que ameacem a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras; este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica].

Doses elevadas de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no duodeno, diminuindo desta forma a absorção de vitaminas lipossolúveis, sobretudo de retinol. Devem ser evitadas doses elevadas de retinol e/ou tocoferol na vigência de uso de anticoagulantes cumarínicos, para evitar a ocorrência de hipoprotrombinemia. A colestiramina, o óleo mineral e a neomicina administrados por via oral, podem interferir na absorção do retinol e do tocoferol. A administração simultânea de vitamina E pode facilitar a absorção, armazenamento hepático e utilização do retinol. Na administração conjunta de acetato de retinol (vit. A) com isotretinoína ou retinóide, ocorre potencialização da toxicidade de ambos fármacos por efeito aditivo; recomenda-se evitar a administração conjunta. O álcool modifica a absorção intestinal da riboflavina. Os antidepressivos tricíclicos e as feno-

Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. O uso exagerado e sem controle médico pode, em alguns casos, levar a sintomas de hipervitaminose.

1 a 2 drágeas às refeições, a critério médico.

Ingerir bastante líquido e procurar o serviço médico de urgência.

Características farmacológicas

Características farmacológicas O aparelho ocular é particularmente afetado nas síndromes pluricarenciais. Vascularização e queratinização da córnea, opacificação progressiva do cristalino, dificuldade de adaptação à visão noturna, fotofobia, conjuntivite e fadiga visual, são sintomas que caracterizam distúrbios metabólicos oculares produzidos por inadequada suplementação de fatores essenciais vitamínicos (vitaminas A, B1, B2, C e E) à dieta. As lesões oculares resultantes da hipovitaminose A são particularmente significativas. As deficiências sub-clínicas do acetato de retinol (vit. A), contribuem para o desenvolvimento da miopia e o primeiro sintoma clínico de hipovitaminose A é a cegueira noturna ou dificuldade de visão na penumbra (hemeralopia). Nos estágios subseqüentes da deficiência aparecem o amolecimento da córnea, seguido de perfuração (queratomalácia) e ressecamento da conjuntiva (xeroftalmia). O beribéri, síndrome carencial da tiamina (vit. B1), inclui a neurite retrobulbar como sintoma ocular. Vascularização da córnea, prurido, lacrimejamento, fotofobia e fadiga visual, além de nictalopia, são sintomas oculares das hipovitaminoses B2 e C. A hipovitaminose C é acompanhada também de opacificação e ulceração da córnea. A hipovitaminose E não inclui sintomas oculares típicos, porém, é conhecida a sua ação antioxidante protetora do acetato de retinol (vit. A). Esses dados experimentais explicam a potencialização de atividade terapêutica da vitamina A pelas vitaminas B2, C e E. Além dessas vitaminas, um aminoácido essencial, a triptofana, desempenha importante papel no metabolismo ocular. Com efeito, um tipo de catarata experimental, com vascularização e queratinização da córnea e perda progressiva da transparência do cristalino, é obtida em animais, quando esse aminoácido é retirado da dieta. Apesar de não possuirmos ainda um exato conhecimento do mecanismo pelo qual aqueles fatores essenciais desempenham sua atividade biológica protetora da integridade morfológica e funcional do globo ocular, é fato comprovado que a supressão de qualquer um deles da dieta normal determina o aparecimento de sintomas visuais característicos da deficiência. Torna-se assim uma necessidade a suplementação dietética de todos aqueles fatores essenciais nas síndromes carenciais (distróficas) do globo ocular, seja como medicação corretiva dos distúrbios metabólicos, seja como coadjuvante de tratamentos específicos (antibióticos, diuréticos no glaucoma, etc). Organoneuro Óptico® reúne em sua fórmula os principais fatores conhecidos essenciais ao metabolismo do globo ocular. A biodisponibilidade do acetato de retinol (vit. A) após administração oral é da ordem de 50 a 70%; a concentração plasmática máxima é alcançada em 5 a 10 horas; após administração oral, a concentração sangüínea do acetato de retinol (vit. A) retorna progressivamente ao seu valor inicial num período de 10 horas. Após ter sido absorvido, principalmente na porção superior do duodeno, o mononitrato de tiamina (vit. B1) é transformado em pirofosfato de tiamina (ou cocarboxilase), que é a sua forma ativa; sua meia-vida no organismo é de 10 a 20 horas; é excretado sob a forma de metabólitos (uma pequena fração inalterada), a maior parte através dos rins. Após ingestão, a riboflavina (vit. B2) converte-se em dois cofatores, o mononucleotídeo de flavina (FMN) e o dinucleotídeo de adenina e flavina (FDA), que são as suas formas ativas; é absorvida principalmente no duodeno; seu grau de ligação às proteínas é moderado; é metabolizada no fígado e excretada na urina. A absorção do ácido ascórbico é rápida no trato gastrintestinal (jejuno) e seu grau de ligação às proteínas é de aproximadamente 25%; é metabolizado no fígado e excretado via renal. A absorção do acetato de tocoferol ocorre no trato gastrintestinal, sendo mais intensa na presença de sais biliares; seu metabolismo é hepático e é eliminado pelas vias biliar e renal.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há restrições de uso para crianças, desde que respeitada a IDR. Os efeitos do Organoneuro Óptico® sobre a amamentação não estão determinados. O médico assistente deverá avaliar os benefícios da droga em relação aos seus potenciais riscos.

Armazenagem

Organoneuro Óptico deve ser armazenado à temperatura ambiente (temperatura entre 15 a 30ºC), protegida luz e umidade.

O aparelho ocular é particularmente afetado nas síndromes pluricarenciais. Vascularização e queratinização da córnea, opacificação progressiva do cristalino, dificuldade de adaptação à visão noturna, fotofobia, conjuntivite e fadiga visual, são sintomas que caracterizam distúrbios metabólicos oculares produzidos por inadequada suplementação à dieta, de fatores essenciais vitamínicos (vitaminas A, B1, B2, C e E). As lesões oculares resultantes da hipovitaminose A são particularmente significativas. As deficiências sub-clínicas do acetato de retinol (vit. A), contribuem para o desenvolvimento da miopia e o primeiro sintoma clínico de hipovitaminose A é a cegueira noturna ou dificuldade de visão na penumbra (hemeralopia). Nos estágios subseqüentes da deficiência aparecem o amolecimento da córnea, seguido de perfuração (queratomalácia) e ressecamento da conjuntiva (xeroftalmia). O beribéri, síndrome carencial da tiamina (vit. B1), inclui a neurite retrobulbar como sintoma ocular. Vascularização da córnea, prurido, lacrimejamento, fotofobia e fadiga visual, além de nictalopia, são sintomas oculares das hipovitaminoses B2 e C. A hipovitaminose C é acompanhada também de opacificação e ulceração da córnea. A hipovitaminose E, não inclui sintomas oculares típicos, porém, é conhecida a sua ação antioxidante protetora do acetato de retinol (vit. A). Esses dados experimentais explicam a potencialização de atividade terapêutica da vitamina A pelas vitaminas B2, C e E. Além dessas vitaminas, um aminoácido essencial, o L-triptofano, desempenha, importante papel no metabolismo ocular. Com efeito, um tipo de catarata experimental, com vascularização e queratinização da córnea e perda progressiva da transparência do cristalino, é obtida em animais, quando esse aminoácido (L-triptofano) é retirado da dieta. Apesar de não possuirmos ainda um exato conhecimento do mecanismo pelo qual aqueles fatores essenciais desempenham sua atividade biológica protetora da integridade morfológica e funcional do globo ocular, é fato comprovado que a supressão de qualquer um deles da dieta normal determina o aparecimento de sintomas visuais característicos da deficiência. Torna-se assim uma necessidade a suplementação dietética de todos aqueles fatores essenciais nas síndromes carenciais (distróficos) do globo ocular seja como medicação corretiva dos distúrbios metabólicos, seja como coadjuvante de tratamentos específicos (antibióticos, nas infecções, diuréticos, no glaucoma, etc.). Organoneuro Óptico reúne em sua fórmula os principais fatores conhecidos essenciais ao metabolismo do globo ocular. É, pois, um alimento específico do globo ocular mal nutrido, e um medicamento natural quando se visa a sua revitalização funcional e a estimular o seu metabolismo nas distrofias carenciais ou senis.