Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Novartis

Apresentação

Pom. bisn. c/ 20 g

Indicações

Nupercainal é utilizado como anestésico para o alívio da dor e prurido devido a: picadas ou ferroadas de insetos, queimaduras leves, queimaduras solares, fissuras anais, prurido senil e prurido vulvar.

Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida à substância ativa, e/ou a outros anestésicos locais do grupo amídico.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Podem ocorrer, em casos isolados, reações alérgicas sob forma de dermatite de contato.

Posologia

A pomada deve ser aplicada 1 a 3 vezes ao dia. A quantidade aplicada não deve exceder 10 a 15g por aplicação (aproximadamente 2/3 do tubo). A dose máxima diária deve estar limitada a 30g (aproximadamente um tubo e meio) para adultos e a 7g (aproximadamente meio tubo) para crianças. A quantidade a ser usada dependerá da área a ser tratada e da intensidade do prurido ou da dor. Nas mucosas, a pomada deve ser aplicada na menor dose terapeuticamente efetiva. Em casos de tratamento de afecções mucosas ou cutâneas dolorosas ou inflamatórias, a pomada deve ser espalhada suavemente e cuidadosamente. Se a pele estiver intacta e se for necessário um efeito em profundidade, aconselha-se friccionar a pomada sobre a pele. Há pouca probabilidade de irritação local.

Informações

Quando aplicada adequadamente sobre a pele (veja Posologia-), a substância ativa penetra nas fibras nervosas sensoriais, bloqueando-as reversivelmente e exercendo assim um rápido e prolongado efeito anestésico. O início de ação ocorre em 15 minutos e a duração da ação é de 2 a 4 horas. Nupercainal permite a aplicação tópica por várias vias, entretanto, é provável que as mucosas ofereçam menor resistência à absorção da cinchocaína. Durante a aplicação retal de Nupercainal pomada (1%), na dose média de 23 mg de cloridrato de cinchocaína 3 vezes ao dia, foram registradas concentrações séricas médias no steady-state (esta-do de equilíbrio) de 49 ng/mL, no 3º dia de tratamento após doses únicas. Os picos máximos de concentrações foram observados entre 3 e 8 horas. A meia-vida de eliminação sérica da cinchocaína, determinada em teste controle com pacientes recebendo doses orais únicas de 5 e 10 mg, chegou a aproximadamente 12 horas. As concentrações dos picos observados entre 2 e 3 horas após administração destas doses foram de 8 a 23 ng/mL e de 13 a 26 ng/mL, respectivamente.

orais únicas de 5 e 10 mg, chegou a aproximadamente 12 horas. As concentrações dos picos observados entre 2 e 3 horas após administração destas doses foram de 8 a 23 ng/mL e de 13 a 26 ng/mL, respectivamente.