As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
AchéApresentação
Drg. em 3 blísteres de 15
sol. oral em fr. de 120 ml + copo-medida de 10 ml
Gotas em fr. de 30 ml acompanhado de conta-gotasIndicações
No tratamento das anemias ferroprivas.Contra-indicações
Novofer é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula.
Não deve ser utilizado em pacientes que apresentem anemia perniciosa ou megaloblástica.Advertências
Como outras preparações orais de ferro, Novofer deve ser mantido fora do alcance das crianças para evitar superdosagem acidental por ferro.
O ácido ascórbico pode proporcionar um aumento da formação de cristais urinários. Portanto, os pacientes com deficiência de filtragem renal deverão ser orientados para que evitem uma possível nefrolitíase.
O ácido ascórbico foi associado à hemólise em pessoas com deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.
Pode ocorrer aumento dos níveis glicêmicos em tratamentos prolongados e em altas doses.
A cianocobalamina poderá mascarar a deficiência de ácido fólico e vice-versa.
Recomenda-se cautela na prescrição da nicotinamida em pacientes portadores de úlcera péptica e doenças hepáticas.
Cautela e controle na administração em pacientes portadores de diabetis mellitus e em pacientes com deficiência de ácido fólico são recomendados.
Novofer drágeas e Novofer solução oral: atenção diabéticos: contém açúcar.Uso na gravidez
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.Interações medicamentosas
O sulfato ferroso pode interferir com a absorção de tetraciclinas.
O ácido ascórbico pode proporcionar uma maior absorção de alumínio, componente presente nos antiácidos, determinando aumento dos níveis sanguíneos do mesmo.
O ácido ascórbico poderá ter sua absorção diminuída quando administrado concomitantemente com ácido acetilsalicílico.
A piridoxina aumenta o metabolismo da levodopa, aumentando os níveis de dopamina em pacientes com doença de Parkinson.
A absorção da cianocobalamina é diminuída quando a mesma é administrada concomitantemente com cimetidina e outros inibidores de H2 por similaridade.
A nicotinamida eleva os níveis da carbamazepina, causando moderado efeito neurológico, tais como: ataxia, nistagmo e/ou diplopia. Pode ocorrer também vômitos.
A nicotinamida associada ao ácido acetilsalicílico pode desencadear rash cutâneo e eritema facial.
O sulfato ferroso quando administrado concomitantemente com tetraciclina, diminui a ação da tetraciclina.
A administração concomitante com antiácidos pode causar diminuição da absorção do ferro.Reações adversas / Efeitos colaterais
Pacientes mais sensíveis quando submetidos ao tratamento com sais de ferro podem, ocasionalmente apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas, vômitos, dores abdominais, úlcera péptica, diarréias e/ou constipação intestinal. Nesses pacientes, a redução da dose diária ou a administração imediatamente após as refeições minimiza esses possíveis efeitos. Reações alérgicas tem sido raramente reportadas após o uso oral do ácido fólico. Manifestações tipo sensação de calor e rubor na face podem ocorrer em percentuais bastante reduzidos devido à nicotinamida.
Manifestações dermatológicas como rash cutâneo, urticária, prurido generalizado e/ou hiperqueratose podem ocorrer durante o tratamento.
Podem ser observadas reações renais como descoloração da urina e/ou litíase renal.
Podem ocorrer manifestações neurológicas como sonolência, irritabilidade, distúrbios de comportamento, hipotonia e/ou neuropatia sensorial periférica.
Reações hepáticas como hepatotoxicidade podem ocorrer. Podem ser observadas reações hematológicas como elevação dos níveis de fosfatase alcalina, glicose e ácido úrico.
Manifestações respiratórias do tipo broncoespasmo podem ocorrer durante o tratamento.Posologia
Novofer drágeas
Adultos: uma drágea, duas vezes ao dia, tomada às refeições ou a critério médico. Novofer solução oral
Adultos: um copo-medida (10 ml), duas vezes ao dia, de preferência logo após as refeições.
Crianças de 15 a 30 kg: 1/2 copo-medida (5 ml), duas vezes ao dia, de preferência logo após as refeições. Novofer solução oral (gotas)
Crianças menores de 15 kg: 4 a 6 mg/kg/dia de ferro elementar, divididos em duas tomadas, aproximadamente 1 a 2 ml (20 a 40 gotas) ao dia.
Obs: O tratamento deverá ser mantido até que os níveis hematimétricos estejam dentro do normal esperado.Superdosagem
No caso de superdosagem acidental, deve ser administrado um emético,
o mais rápido possível, seguido de lavagem gástrica, se necessário.
Podem ser empregados agentes quelantes e são preconizadas medidas gerais de suporte visando combater desidratação, acidose e o choque.Informações
Novofer na forma de drágea contém 400 mg de sulfato ferroso equivalente a 120 mg de ferro elementar; em cada 10 ml da solução oral contém 260 mg de sulfato ferroso equivalente a 52 mg de ferro elementar e em cada ml, da solução oral (gotas), contém 125 mg de sulfato ferroso equivalente a 25 mg de ferro elementar.
O objetivo terapêutico fundamental é o de proporcionar ferro, que é um mineral essencial ao organismo e indispensável à constituição da hemoglobina, mioglobina e enzimas, tais como xantino-oxidase, citocromoxidase e outras, em forma facilmente assimilável e em quantidade suficiente para corrigir a anemia ferropriva e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal.
A ferritina é a proteína de reserva de ferro. A troca interna de ferro é feita através da transferrina.O fluxo de ferro através do plasma resulta em um total de 30 a 40 mg/dia, ou seja, 0,46 mg/kg que se encontra nesta transferrina. A medula óssea é capaz de extrair 85% de ferro dos 5% do fluxo sanguíneo circulante para iniciar o processo de novos eritrócitos, que dura aproximadamente 120 dias antes de serem catabolizados pelo reticuloendotélio. Neste momento, uma parte é absorvida na circulação sanguínea e outra vai para reserva, sendo liberada lentamente. A absorção do ferro ocorre no intestino delgado, particularmente no duodeno, sob duas formas: sob a forma inorgânica ou sob a forma de heme na mucosa. A absorção média diária do homem é em torno de 1,0 mg/dia e na mulher 1,4 mg/dia. O aumento da capacidade de absorção de ferro só ocorre quando as reservas se encontram diminuídas, a eritropoiese aumentada ou quando há deficiência de ferro. A associação do ferro com ácido ascórbico aumenta sua absorção gastrintestinal em aproximadamente 30%. A ingestão de 105 e 195 mg/dia de ferro elementar corresponde a uma absorção aproximadamente de 24 e 18%, respectivamente, determinando uma absorção estimada de 25 e 35 mg/dia. ferro com ácido ascórbico aumenta sua absorção gastrintestinal em aproximadamente 30%. A ingestão de 105 e 195 mg/dia de ferro elementar corresponde a uma absorção aproximadamente de 24 e 18%, respectivamente, determinando uma absorção estimada de 25 e 35 mg/dia.