Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Ems

Referência

Bromazepam

Apresentação

cx. c/ 20 compr. sulcados de 3 ou 6 mg.

Contra-indicações

Está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a benzodiazepínicos ou a pacientes dependentes de outras drogas, inclusive o álcool, exceto, neste último caso, quando utilizado para o tratamento de sintomas agudos de abstinência. Na insuficiência respiratória, em razão do efeito depressor dos benzodiazepínicos; entretanto, a agravação da hipoxia pode, ela mesma, desencadear uma ansiedade que justificaria submeter o paciente a tratamento intensivo. Evitar o uso em pacientes com glaucoma de ângulo estreito.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Os efeitos adversos comumente citados e que, em geral, estão relacionados com a dose administrada são: sonolência, fadiga e relaxamento muscular. As reações adversas menos freqüentes são: constipação, diarréia, náusea, vômito, incontinência urinária, aumento ou diminuição da libido, visão turva, secura da boca, euforia, erupção cutânea, retenção urinária, tremor, cefaléia, taquicardia, espasmos musculares, palpitação, aumento da secreção bronquial. Reações paradoxais como estados agudos de hiperexcitação, ansiedade, alucinações, aumento da espasticidade muscular, insônia, irritabilidade, distúrbios do sono, têm sido descritas. Quando estes últimos ocorrerem, o tratamento deve ser interrompido. A interrupção abrupta pode provocar reações que vão desde irritabilidade, ansiedade, mialgia, tremores, reincidência da insônia e vômitos, até convulsões isoladas e estado de mal mioclônico.

Posologia

Para que o efeito benéfico seja ótimo, a dose deve ser individualizada. As posologias médias recomendadas a seguir correspondem às necessidades da maioria dos pacientes, podendo haver casos que necessitem de doses mais elevadas. Nestes casos a posologia deve ser aumentada cautelosamente para se evitar a ocorrência de efeitos adversos. A prescrição pode variar de 1,5 mg (1/2 comprimido de 3 mg) a 3 mg (1 comprimido de 3 mg), três vezes ao dia. Em casos graves, esta pode ser de 6 a 12 mg, duas a três vezes ao dia. Pacientes idosos e acometidos de afecção debilitante, a posologia deve ser estabelecida progressivamente a partir da menor dose (1,5 mg).

tidos de afecção debilitante, a posologia deve ser estabelecida progressivamente a partir da menor dose (1,5 mg).