Bulas de Remédios
As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Novarrutina
Laboratório
ZuritaApresentação
FITOTERÁPICOParte utilizada: semente
Nomenclatura botânica
Nome científico: Aesculus hippocastanum L.
Nome popular: Castanha da Índia
Família: Hippocastanaceae.
Formas farmacêuticas e apresentações
Comprimidos: Cartucho com 30 comprimidos
Solução: Frasco conta-gotas contendo 30 mL.
USO ADULTO – USO ORAL
Composição:
Cada comprimido contém:
Extrato seco de Aesculus hippocastanum L ..... 385 mg (equivalente a 25 mg de escina). Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio e dióxido de silício.
Cada mL contém:
Extrato fluído de Aesculus hippocastanum L ..... 625 mg (equivalente a 25 mg de escina). Excipientes: propilenoglicol, álcool etílico, ciclamato de sódio, essência de framboesa, metilparabeno, aspartame, hidróxido de sódio e água purificada.
1 mL corresponde a 30 gotas.
Indicações
É indicado nos casos em que ocorre insuficiência venosa e fragilidade capilar; como varizes e seus sintomas, tais como: dor, queimação, sensação de peso e cansaço nas pernas.Contra-indicações
Este medicamento está contraindicado para crianças menores de 10 anos, pacientes com doença renal ou hepática prévia, hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes e nos casos de gravidez e lactação.Advertências
Pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes não devem utilizar Novarrutina.Atenção Diabéticos: Este medicamento possui efeito hipoglicêmico.
“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.
Interações medicamentosas
Baseado em estudos animais, pode haver um efeito aditivo com medicamentos hipoglicemiantes. Teoricamente, a escina pode interferir com drogas que se ligam a proteínas como fenitoína, warfarina e amiodarona, embora não existam casos reportados.Reações adversas / Efeitos colaterais
Desconforto gastrintestinal, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.Posologia
Comprimido: 1 comprimido, 3 a 4 vezes ao dia: pela manhã, antes das refeições e à noite ao deitar. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.Solução: 30 gotas em um copo com água, 3 a 4 vezes ao dia: pela manhã, antes das refeições e à noite ao deitar.
Superdosagem
Em caso de ingestão do medicamento, em doses acima das recomendadas podem ocorrer diarreia, vômito, sede intensa e vermelhidão da face, midríase, sonolência. Os primeiros socorros consistem em lavagem gástrica e intestinal, administração de sulfato de sódio ou carvão ativado.Características farmacológicas
O Aesculus hippocastanum através de seus constituintes, possui ação antiexsudativa demonstrada clinica e farmacologicamente em casos de insuficiência venosa crônica. Promove a tonificação das veias, diminuição da fragilidade capilar e aumento do volume de irrigação capilar.Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco
Pacientes Idosos: não existem recomendações específicas para pacientes idosos. Os mesmos cuidados para pacientes adultos devem ser seguidos.“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.”
Dizeres legais
“VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA”Reg. M.S. – 1.0174.0027
Farm. Resp.: Daniela Ziolkowski
CRF-SP n.º 29.486
ZURITA Laboratório Farmacêutico Ltda
Rua Domingos Graziano, 104
Araras-SP
CEP:13.600-718
CNPJ n 44.211.936/0001-37 - Industria Brasileira
Atendimento ao Consumidor: 0800-17-2119
www.zurita.com.br
Bula para o Paciente
Modo de ação: Novarrutina atua tonificando a parede das veias e melhorando a microcirculação venosa.Cuidados de conservação: Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (15 a 30º C). Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Prazo de validade:
Solução: 24 meses a partir da data de fabricação.
Comprimido: 24 meses a partir da data de fabricação Vide cartucho.
ATENÇÃO: Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Não utilize o produto fora do prazo indicado, pois pode ser ineficaz ou prejudicial a sua saúde.
Gravidez e Lactação: Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término”. “Informar ao médico se está amamentando”.
“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.
Cuidados de administração: “Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.
Interrupção do Tratamento: “Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico”.
Reações adversas: Em casos isolados, alguns pacientes podem apresentar distúrbios gastrintestinais, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.
“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”
Ingestão concomitante com outras substâncias – Baseado em estudos animais, pode haver um efeito aditivo com medicamentos hipoglicemiantes. Teoricamente, a escina pode interferir com drogas que se ligam a proteínas como fenitoína, warfarina e amiodarona, embora não existam casos reportados.
Contraindicações e Precauções: Este medicamento está contraindicado para crianças menores de 10 anos, pacientes com doença renal ou hepática prévia, nos casos de gravidez e lactação. Em caso de hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, descontinuar o uso e procurar orientação médica.
Atenção Diabéticos: Este medicamento possui efeito hipoglicêmico. Pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes não devem utilizar Novarrutina.
“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento.”
- Riscos da automedicação:
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE".
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”
R> "NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE".
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”