Latino

sol. oft. estéril - fr. plast conta-gotas c/ 5 ml (3 mg/ml)

Nostil (ofloxacina) solução oftálmica é indicado nos processos de blefarite, dacriocistite, conjuntivite, meibomite, ceratite, úlcera de córnea, infecção pós-operatória e profilaxia de infecção no pós-operatório, cujo agente etiológico seja um microorganismo sensível à ofloxacina.

Em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à ofloxacina.

Raramente relatado o eczema de intensidade leve, na face.

Dose usual: 1 ou 2 gotas no(s) olho(s) afetado(s), a cada 2 a 4 horas, nos primeiros dois dias de tratamento. A seguir: 1 ou 2 gotas, quatro vezes ao dia, pelo período de até 10 dias. A dose pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a intensidade do caso e a critério médico.

A ofloxacina é uma carboxiquinolona fluorada com atividade in vitro contra um largo espectro de bactérias aeróbias e anaeróbias gram-positivas e gram-negativas. A ofloxacina é bactericida em concentrações iguais ou pouco superiores às concentrações inibitórias. A droga parece exercer um efeito bactericida sobre as células bacterianas suscetíveis pela inibição da DNA-girase, uma enzima essencial que é um catalisador crítico na duplicação, transcrição e reparo do DNA bacteriano.