Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Libbs

Apresentação

Mycospor é apres. na forma de creme derm., em bisn. c/ 15 g e na forma de sol. spray, em fr. c/ 15 ml.

Indicações

· Micoses do pé e da mão (Tinea pedum, Tinea manuum). · Micoses da pele e das pregas da pele (Tinea corporis, Tinea inguinalis). · Pitiríase versicolor. · Balanite por Candida. · Eritrasma.

Contra-indicações

Mycospor não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade ao bifonazol ou a outro componente do produto. Em caso de hipersensibilidade conhecida ao álcool cetilestearílico, recomenda-se usar a solução spray em lugar do creme. Em bebês, Mycospor deve ser usado somente sob prescrição médica. Deve-se evitar o contato do produto com os olhos.

Advertências

Em bebês, Mycospor deve ser usado somente sob prescrição médica. Deve-se evitar o contato com os olhos.

Uso na gravidez

Embora não existam indícios de efeitos prejudiciais à mãe e à criança quando se utiliza bifonazol durante a gravidez, recomenda-se consultar o médico antes de sua aplicação no primeiro trimestre de gestação.

Interações medicamentosas

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Nos estudos clínicos realizados com as formulações tópicas de bifonazol, as reações adversas foram as seguintes: Incidência entre >= 0,01% e < 0,1% Geral: reação alérgica. Incidência entre >= 0,1% e < 1% Geral: dor Pele e anexos: dermatite de contato, eczema, prurido, erupção cutânea (vesículo-bolhosa), pele seca e reações dérmicas. Essas reações adversas são reversíveis ao se interromper o tratamento.

Posologia

Salvo orientação médica em contrário, deve-se aplicar Mycospor creme ou solução spray uma única vez ao dia, e no caso do creme, friccionar uma fina camada na área afetada. A aplicação deve ser feita de preferência à noite, antes de deitar. Habitualmente, é necessário apenas uma pequena quantidade de creme (1 cm) para uma superfície correspondente à palma da mão. Na forma de spray, apenas 1 ou 2 pulverizações são suficientes. Para melhores resultados, recomenda-se como medida higiênica, lavar e secar bem a área afetada, antes de se utilizar Mycospor. Para maior eficácia é importante não interromper o tratamento após o desaparecimento da sintomatologia inflamatória aguda ou da sintomatologia subjetiva. Deve-se continuar o tratamento por mais algum tempo além dos períodos a seguir indicados, conforme a natureza da afecção. A duração do tratamento é, de maneira geral a seguinte: Micose do pé e micose interdigital 3 semanas Micose do corpo, da mão e das pregas da pele 2 - 3 semanas Pitiríase versicolor e eritrasma 2 semanas Candidíase cutânea superficial 2 - 4 semanas Mycospor creme é inodoro e lavável. Antes da primeira utilização spray, recomenda-se pressionar a válvula algumas vezes para obter-se a nebulização do produto.

Informações

O bifonazol, princípio ativo, é um derivado imidazólico com amplo espectro de ação antimicótica que inclui dermatófitos, leveduras, hifomicetos e outros fungos, tais como Malassezia furfur. Além disso, atua ainda sobre Corynebacterium minutissimum. A ação in vitro, sobre dermatófitos (p. ex., tricófitos) é primariamente fungicida, e sobre leveduras, primariamente fungistática. O bifonazol inibe a biossíntese do ergosterol em dois níveis diversos, o que o diferencia tanto de outros derivados azólicos quanto de outros antimicóticos, os quais atuam apenas em um único nível. A inibição da síntese do ergosterol ocasiona dano estrutural e funcional da membrana citoplasmática.

íntese do ergosterol em dois níveis diversos, o que o diferencia tanto de outros derivados azólicos quanto de outros antimicóticos, os quais atuam apenas em um único nível. A inibição da síntese do ergosterol ocasiona dano estrutural e funcional da membrana citoplasmática.