Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Apsen

Apresentação

CREME tópico - 0,025% - bisn. c/ 50 g CREME tópico - 0,075% - bisn. c/ 50 g Loção tópica 0,025% - Frasco contendo 60 ml

Indicações

Moment é um creme analgésico tópico indicado no alívio da dor nas diversas formas de artrites (osteoartrites), neuralgia pós-herpes zoster, neuropatia diabética dolorosa e outras dores neurogênicas.

Contra-indicações

Não utilizar em tecidos irritados ou com lesões abertas.

Advertências

Moment deve ser aplicado somente externamente. Evite o contato do creme ou da loção com os olhos, com lentes de contato, e com a pele irritada ou com lesões abertas. Ao ser utilizado na neuropatia pós-herpética, aplicar somente depois da ferida estar cicatrizada. Lavar as mãos com sabão após aplicar o creme ou a loção de Capsaicina. Se for usado para artrite das mãos, deixar agir por cerca de 30 minutos e então lavar as mãos. Não aplicar o creme em camadas densas ou em bandagens. Recomenda-se não usar Moment creme em crianças com menos de 2 anos de idade, a não ser por exclusiva indicação médica. Recomenda-se não usar a loção em crianças com menos de 12 anos de idade, a não ser por indicação médica. A inalação dos resíduos de creme seco ou da loção pode provocar tosse, espirros e irritação respiratória.

Uso na gravidez

Não foram realizados estudos em mulheres grávidas, não sendo recomendado o seu uso durante a gestação nem durante a amamentação, embora a Capsaicina não passe à circulação sistêmica.

Interações medicamentosas

Não aplicar outros medicamentos na área em tratamento com Moment creme ou com Moment loção.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Os pacientes podem sentir uma sensação de calor, ardor e queimação no local da aplicação, principalmente durante os primeiros dias de tratamento. Estes efeitos estão relacionados com a ação farmacológica da Capsaicina. Raramente a sensação de queimação local leva ao abandono do tratamento.

Posologia

Aplicar uma fina camada do Moment creme ou do Moment loção, na área afetada, de 3 a 4 vezes ao dia. O Moment creme deve ser massageado na pele, até desaparecerem os resíduos do produto. Pode ocorrer uma sensação passageira de queimação no local, após a aplicação, que em geral desaparece após alguns dias. O efeito analgésico pode não ocorrer satisfatoriamente se o produto for aplicado menos do que 3 ou 4 vezes ao dia, e a sensação de calor pode persistir. Lavar bem as mãos após a aplicação, a não ser que esteja tratando as próprias mãos e, nesses casos, lavá-las após 30 minutos. Caso não ocorra qualquer melhora após 7 dias de tratamento, consulte seu médico.

Superdosagem

No caso de ingestão acidental, procure a assistência médica em centro especializado em intoxicações.

Informações

Moment creme e loção, contém Capsaicina, um neuropeptídeo natural, obtido de plantas da família das solanáceas, que produz uma efetiva analgesia seletiva em síndromes de dor localizada, quando usada como droga única ou associada a medicamentos por via oral. Moment 0,075% é mais potente, porque contém uma proporção três vezes maior do princípio ativo. A Capsaicina afeta a síntese, o armazenamento, transporte e liberação da Substância P, principal mensageiro químico dos impulsos da dor periférica para o sistema nervoso central. A Substância P é liberada nas articulações onde ativa a inflamação intermediária que está relacionada com o aparecimento da artrite reumatóide ou da osteoartrite. A Capsaicina torna a pele e articulações insensíveis à dor devido a depleção e prevenção do acúmulo de Substância P nos neurônios sensoriais periféricos. Com a depleção da Substância P nas terminações nervosas, os impulsos da dor não podem ser transmitidos ao sistema nervoso central. Moment creme ou Moment loção não é um anestésico local, pois bloqueia apenas a condução do impulso da dor nos neurônios tipo C, enquanto os anestésicos bloqueiam os impulsos de todos os neurônios aferentes, bloqueando todos os sentidos, tato, pressão, temperatura e vibração. A capacidade de dessensibilizar os neurônios nociceptivos está relacionada, possivelmente, a dois fenômenos distintos: o primeiro é que a aplicação repetida da Capsaicina leva ao declínio gradual da intensidade da resposta à mesma. O segundo é a dessensibilização funcional pela perda ou redução da capacidade de resposta aos estímulos nervosos dos neurônios nociceptivos. Sobre estas condições, a resposta à Capsaicina fica reduzida ou perde sua ação gradualmente em outros tipos de neurônios não ligados ao fenômeno da dor, que assim mantém sua atividade normal. Já a dessensibilização funcional reversível é observável em altos níveis de concentração da Capsaicina, sendo a base de sua ação antiinflamatória e analgésica. Estas propriedades da capsaicina podem explicar sua utilidade e eficácia em várias condições de dor no homem como: a enxaqueca em cluster, a distrofia reflexa simpática, a dor pós-mastectomia, a neuralgia pós-herpética, a neuralgia e neuropatia diabética, dores lombares, na dor da artrite reumatóide, e outras dores localizadas.

o homem como: a enxaqueca em cluster, a distrofia reflexa simpática, a dor pós-mastectomia, a neuralgia pós-herpética, a neuralgia e neuropatia diabética, dores lombares, na dor da artrite reumatóide, e outras dores localizadas.