Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Neo

Referência

Amiodarona

Apresentação

emb. c/ 20 compr. rev. de 200mg.

Contra-indicações

Miodarid é contra-indicado quando existirem as seguintes condições clínicas: bloqueio atrioventricular preexistente de segundo ou terceiro grau sem marcapasso, por haver risco de bloqueio cardíaco completo. Episódios de bradicardia que dêem lugar a síncope, a menos que estejam controlados por marcapasso. Disfunção severa do nó sinusial, que produza bradicardia sinusial marcante, a menos que esteja controlada por marcapasso. Pacientes que apresentem síncope e bloqueio de ramo com estudo eletrofisiológico do feixe de His mostrando um intervalo HV superior a 65m/Seg, a menos que esteja implantado marcapasso. Miodarid também é contra-indicado na gravidez, salvo em casos excepcionais em razão do risco tireoideano fetal. O uso durante a amamentação é contra-indicado devido à passagem do fármaco para o leite em quantidades significativas. Em pacientes com hipersensisibilidade ao iodo.

Reações adversas / Efeitos colaterais

A ocorrência de efeitos adversos geralmente está relacionada à dose e à duração do tratamento; quase sempre são reversíveis após a suspensão; freqüentemente não obrigam a suspender o tratamento e melhoram ao diminuir a dose. Manifestações gastrintestinais: Anorexia, náusea, vômito, dor abdominal e constipação. Manifestações oftálmicas: Visão turva. Acúmulo de microdepósitos pardo-amarelados na córnea da maioria dos pacientes durante tratamento prolongado; estes depósitos, reversíveis, podem causar fotofobia, aparecimento de halos coloridos ao redor da luz e, ocasionalmente, acuidade visual reduzida. O uso de colírios de metilcelulose pode minimizar ou mesmo prevenir o aparecimento deste quadro clínico. Manifestações alérgicas: Manifesta-se por rash cutâneo; geralmente ocorrem durante as duas primeiras semanas do tratamento. Reações de fotossensibilidade, como eritema e edema de áreas expostas à luz solar, em cerca de 10% dos pacientes. Outras manifestações: Bradicardia sinusial assintomática (2%-4%); bloqueio AV (2%-5%); fibrose pulmonar; pneumonite/alveolite intersticial; ataxia, formigamento nos dedos das mãos e dos pés; tremor e agitação das mãos, debilidade nos braços e nas pernas, cefaléia, insônia, hipotireoidismo, hipertireoidismo, insuficiência cardíaca congestiva, epididimite não-infecciosa e hepatite, freqüentemente não obrigam a suspender o tratamento e melhoram ao diminuir a dose.

Posologia

Dose de ataque: 3 comprimidos revestidos diários durante 8 a 10 dias. Dose de manutenção variável segundo cada caso (de 1/2 a 2 comprimidos ao dia). Pode-se utilizar esquema de 5 dias de tratamento (de 2a a 6a feira), intercalada com dois dias de descanso (sábado e domingo). Os comprimidos podem ser administrados em 1, 2 ou 3 vezes ao dia, sempre durante ou após as refeições. A dose não deve ser reduzida em pacientes com insuficiência hepática.

em 1, 2 ou 3 vezes ao dia, sempre durante ou após as refeições. A dose de Miodarid não deve ser reduzida em pacientes com insuficiência hepática.