As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
BaldacciReferência
OMeprazol InjetávelApresentação
inj.: cx. c/ 25 fr.-amp. de 40mg, acompanhados de amp. de solvente c/ 10ml.Contra-indicações
Hipersensibilidade ao oMeprazol.Reações adversas / Efeitos colaterais
Mepraz é bem tolerado e as reações adversas são geralmente leves e reversíveis. As seguintes reações foram relatadas; entretanto, em muitos casos não foi possível estabelecer relação consistente com o tratamento. Reações cutâneas: Raramente ocorreram erupções e/ou prurido; em casos isolados, fotossensibilidade, eritema multiforme e alopecia. Musculoesqueléticas: Casos isolados de artralgia, fraqueza muscular e mialgia. Sistema nervoso central e periférico: Cefaléia. Raramente tontura, parestesia, sonolência, insônia e vertigem. Em casos isolados ocorreram confusão mental, agitação, depressão e alucinações, principalmente em pacientes em estado grave. Gastrintestinais: Diarréia, constipação, dor abdominal, náusea, vômitos e flatulência. Relatos isolados de boca seca, estomatite e candidíase gastrintestinal. Hepáticas: Raramente ocorre aumento das enzimas hepáticas. Em casos isolados pode ocorrer encefalopatia em pacientes com insuficiência hepática grave preexistente; hepatite com ou sem icterícia, insuficiência hepática. Endócrinas: Relatos isolados de ginecomastia. Hematológicas: Relatos isolados de leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose e pancitopenia. Outras: Raramente mal-estar. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade, por exemplo, urticária (rara) e, em casos isolados, angioedema, febre, broncoespasmo, nefrite intersticial e choque anafilático. Casos isolados de aumento de transpiração, edema periférico, turvação da visão, alteração do paladar. Durante o tratamento prolongado tem-se observado com alta freqüência o aparecimento de cistos glandulares gástricos. Essas alterações são conseqüências fisiológicas da pronunciada inibição de ácido, sendo benignas e parecem ser reversíveis. Foram relatados casos isolados de distúrbio visual irreversível em pacientes gravemente enfermos que receberam injeção endovenosa de oMeprazol, especialmente em doses elevadas; contudo, não foi estabelecida uma relação causal.Posologia
Profilaxia de aspiração: Recomenda-se 40 mg na noite anterior à cirurgia, seguidos de 40 mg na manhã do dia da cirurgia. Na síndrome de Zollinger-Ellison: Recomenda-se uma dose inicial de 60 mg, uma vez ao dia, que deverá ser ajustada individualmente e por um período de tempo que será determinado pela evolução clínica do paciente. Todos os casos com doenças graves e resposta inadequada a outros tratamentos foram efetivamente controlados em mais de 90% dos pacientes com doses entre 20 e 120 mg diários. Doses acima de 80 mg diários devem ser divididas em duas tomadas. Administração endovenosa: Nos pacientes que por algum motivo o tratamento por via oral não estiver indicado, como, por exemplo, naqueles gravemente enfermos, recomenda-se a administração endovenosa de 40 mg . Esta administração proporciona redução imediata da acidez gástrica e uma redução média de aproximadamente 90% em um período de 24 horas. Na síndrome de Zollinger-Ellison, a dose deve ser ajustada individualmente, podendo ser indicadas doses maiores e mais freqüentes. Para profilaxia de aspiração, quando a administração endovenosa é preferida, Mepraz Injetável 40 mg IV deve ser administrado uma hora antes da cirurgia. Se a cirurgia sofrer atraso de mais de 2 horas, deve-se administrar uma injeção adicional de 40 mg. Injeção endovenosa: Instruções para reconstituição: A solução para injeção endovenosa é obtida por reconstituição do liofilizado do frasco-ampola com o solvente que o acompanha. Nenhum outro tipo de solvente deve ser utilizado. A estabilidade do oMeprazol depende do pH. Em pH baixo pode ocorrer descoloração da solução. Preparação da solução para injeção: 1. Injetar aproximadamente 5 ml de solvente no frasco-ampola. 2. Elimine o máximo de ar possível do frasco-ampola para reduzir a pressão positiva. Isto facilitará a injeção do restante do solvente. 3. Certifique-se de que a seringa está completamente vazia. 4. Gire e agite o frasco-ampola para garantir a adequada mistura do solvente e do medicamento. A solução reconstituída deve ser utilizada apenas em injeção endovenosa, não devendo ser adicionada a soluções para infusão. Após reconstituição, a injeção deve ser aplicada lentamente com velocidade média de no mínimo 2,5 ml/min até um máximo de 4 ml/min. A solução deve ser usada dentro de 4 horas após a reconstituição. Não é necessário o ajuste das doses em idosos e em doentes com função renal comprometida. Não existe experiência clínica suficiente com o uso em crianças.doses em idosos e em doentes com função renal comprometida. Não existe experiência clínica suficiente com o uso de Mepraz em crianças.