Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Sydney

Apresentação

Contém 5 bl. de 4 compr. . Efervescentes: disponíveis em caixas c/ 30 env. aluminizados c/ 2 compr. compr. contém: Ácido Acetilsalicílico 400 mg e Vitamina C 200 mg .

Indicações

Como analgésico e antitérmico. Como medicação sintomática nas gripes e resfriados.

Contra-indicações

Sensibilidade aos Salicilatos. O Melhoral c está contra-indicado para todos os pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico. O ácido acetilsalicílico não deve ser empregado em pacientes predispostos a dispepsias ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica. Seu emprego deve ser evitado nos pacientes portadores de lesão hepática grave, em hemofílicos e naqueles que estejam fazendo uso de anticoagulantes. A administração deve ser cautelosa nos pacientes com função renal comprometida, particularmente nas crianças, e sempre que o paciente estiver desidratado. Não é recomendado o uso em crianças menores de 1 ano. Como ocorre com outros medicamentos, o Melhoral c é absolutamente contra indicado nos três primeiros meses de gestação e, após esse período, somente deverá ser empregado em casos de absoluta necessidade e sob orientação médica. Não há relato de contra indicações absolutas ao uso do ácido ascórbico. ADVERTÊNCIAS : O ácido acetilsalicílico, que devido a algumas de suas propriedades prolonga o tempo de coagulação sanguínea , não deve ser usado nos últimos três meses de gestação, exceto sob estrito acompanhamento médico, pois pode causar problemas no feto, ou complicações durante o parto. O mesmo cuidado deverá ser tomado em relação às mulheres que estejam amamentando. Existem relatos sugerindo que o uso de ácido acetilsalicílico em crianças e adolescentes com febre devida a infecção viral, especialmente nas gripes ou catapora, pode causar uma doença séria, fatal, porém rara, chamada Síndrome de Reye . Por esta razão, estes pacientes não devem usar este medicamento antes de consultar um médico sobre a Síndrome de Reye .

Reações adversas / Efeitos colaterais

Embora pouco comuns, podem ocorrer casos de hipersensibilidade e alergia manifestadas por asma, zumbido, tonteira, rinite, urticária e outras manifestações cutâneas. O uso prolongado do ácido acetilsalicílico em altas doses tem sido associado com necrose papilar renal. Não há relato de reações adversas decorrentes do uso do ácido ascórbico ( vitamina C ).

Posologia

Melhoral c Comprimido 1 a 2 comprimidos de uma vez, deglutidos com quantidade suficiente de água, podendo-se repetir a dose 4 horas após. Melhoral c Comprimido Efervescente 1 a 2 comprimidos efervescentes devem ser previamente dissolvidos em água, podendo-se repetir a dose 4 horas após. Manter o intervalo mínimo de 4 horas entre cada administração, não ultrapassar as doses estabelecidas.

Informações

O ácido acetilsalicílico contido no Melhoral c é um conhecido agente antitérmico e analgésico. O efeito antitérmico decorre da ação depressora da droga sobre os centros reguladores da temperatura corporal, com consequente vasodilatação períférica. O efeito hipotensor que se segue é compensado por um mecanismo de vasoconstrição. Esta ação da droga se manifesta apenas no indivíduo febril. O efeito analgésico do ácido acetilsalicílico decorre da elevação do limiar doloroso, através de um mecanismo relacionado com o bloqueio periférico da bradicinina. O ácido ascórbico ( vitamina C ) é necessário para a formação do colágeno, assim como para a reparação dos tecidos corpóreos e parece estar relacionado com algumas reações de óxido-redução. Participa no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro, na utilização dos carboidratos, na síntese de lipídios e proteínas e na conservação da integralidade dos vasos sanguíneos. O ácido ascórbico participa, ainda, da biotransformação dos glicocorticóides nas supra-renais.

pídios e proteínas e na conservação da integralidade dos vasos sanguíneos. O ácido ascórbico participa, ainda, da biotransformação dos glicocorticóides nas supra-renais.