Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Uci

Referência

Metformina

Apresentação

Meguanin 500: caixa c/ 30 compr. Meguanin 850: caixa c/ 30 compr.

Contra-indicações

Em casos de hipersensibilidade à metformina ou a qualquer componente da fórmula. Em situações clínicas como insuficiência renal (creatinina maior ou igual a 1,5 mg/dl), insuficiência hepática grave, acidose láctica, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio, doenças pulmonares crônicas, cirurgia, septcemia, desidratação, hipoxemia, alcoolismo agudo ou crônico. Complicações agudas do diabetes, como acidose metabólica, cetoacidose diabética, coma hiper-osmolar hiperglicêmico, infecção, gangrena. Qualquer outra condição que predisponha à acidose láctica. O uso isolado de metformina no diabetes mellitus tipo 1 é contra-indicado. Neste caso, os pacientes devem receber insulina. A metformina pode ser associada à insulina para melhora do controle glicêmico.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Meguanin é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia. Os efeitos adversos freqüentemente observados são náusea, vômito, dor abdominal, flatulência, diarréia, anorexia, diminuição do peso corpóreo, paladar metálico. Estes sintomas podem ser minimizados iniciando-se o tratamento com uma baixa dose de metformina, administrada durante as refeições, e aumento gradual da dose diária. Foram relatados casos de diminuição do nível plasmático de vitamina B12 e ácido fólico durante a terapia prolongada com metformina. Raros casos de acidose láctica forma associados com o uso de metformina, porém, a quase totalidade dos relatos envolviam pacientes com contra-indicações ao tratamento ou com ingestão de doses elevadas do fármaco.

Posologia

A posologia recomendada poderá ser alterada por orientação médica. Não há esquema terapêutico fixo para o controle da hiperglicemia no diabetes mellitus. A dose deve ser individualizada, baseando-se na mínima ocorrência de efeitos adversos e obtenção máxima de eficácia. Diabetes mellitus tipo 2 Tratamento inicial - Meguanin 500 mg: 1 comprimido de 500 mg, duas vezes ao dia (a cada 12 horas). Se necessário, a dose pode ser aumentada gradualmente (1 comprimiddo a cada semana) até uma dose máxima de 5 comprimidos ao dia, administrados em três doses diárias. Tratamento de manutenção - Meguanin 850 mg: 1 comprimido de 850 mg, duas vezes ao dia (a cada 12 horas). Se necessário, a dose pode ser aumentada gradualmente até uma dose máxima de 3 comprimidos ao dia, administrados em três doses diárias. Durante o tratamento com Meguanin, principalmente no início, recomenda-se a medição (leitura visual com fitas reagentes) diária da glicose sangüínea. A avaliação laboratorial da hemoglobina glicosilada deve ser realizada a cada três meses consecutivos de tratamento. A ação é progressiva e a avaliação de sua eficácia deve ser feita somente após 3 a 4 semanas de tratamento. Se não houver resposta após 4 semanas de monoterapia com a dose máxima de metformina, deve ser considerada a adição gradual de uma sulfoniluréia, avaliando-se e ajustando as doses dos fármacos até a obtenção da maior eficácia terapêutca com a menor dose diária possível. A dose diária máxima não deve exceder a 2550 mg de metformina. Diabetes mellitus tipo 1 Em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 Meguanin também pode ser adicionado ao regime terapêutico para melhorar o controle glicêmico e diminuir a dose diária de insulina. A posologia recomendada é a mesma para pacientes com diabetes mellitus tipo 2, com a medição (leitura visual com fitas reagentes) diária da glicose sangüínea para adequação da dose de insulina. Pacientes com diabetes mellitus tipo 1 devem receber insulina, o tratamento isolado com metformina é contra-indicado. Idosos: pacientes com função renal e hepática normais devem seguir a posologia indicada para adultos. Pacientes com idade avançada não devem utilizar a dose máxima diária de metformina. Pediatria: não está estabelecida a segurança e a eficácia do uso da metformina em crianças.

para adultos. Pacientes com idade avançada não devem utilizar a dose máxima diária de metformina. Pediatria: não está estabelecida a segurança e a eficácia do uso da metformina em crianças.