Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Glenmark

Apresentação

compr. 400 mg cx. c/ 3 ou 7 un.

Indicações

LoMefloxacina é um antimicrobiano bactericida de largo espectro, indicado no tratamento das infecções causadas por bactérias susceptíveis, com ação no trato urinário, no aparelho respiratório, trato gastrintestinal, pele e tecido celular subcutâneo e ossos. Além disso, está indicado em algumas infecções sexualmente transmitidas como blenorragia.

Contra-indicações

Pacientes com hipersensibilidade às quinolonas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Em 2.869 pacientes tratados ate hoje em pesquisas clínicas, as reações adversas foram de  pequeno slgnlflcado e geralmente transitórias não obrigando, na maioria dos casos a  suspender a medicação. As reações adversas mais frequentes (independente de relação com a droga) foram as Seguintes: náusea (3, 7%), cefaléla (3,2%), fotossensibilidade (2,4%), tontura (2,3%) e diarréia (1,4 %). LoMefloxacina foi descontinuada em 2,6% devido a reações adversas principalmente no Sistema gastrintestinal (0,7%), pele (1 %) e snc (0,5%).

Posologia

A posologia ideal para o adulto é a ingestão de 1 comprimido de 400mg, uma única vez ao dia, durante 7 a 10 dias. Nos casos de osteomielite recomenda-se ampliação deste prazo para 60-90 dias. Em blenorragia, a dose única de 1 comprimido, durante 1 ou 2 dias é curativa. É conveniente verificar a sensibilidade da bactéria responsável pela infecção à loMefloxacina, porém a terapia pode ser iniciada antes de obtido o resultado desses testes. Pacientes com comprometimento renal A loMefloxacina pode ser usada em pacientes com insuficiência renal. Entretanto, devido a loMefloxacina ser excretada primariamente no rim é recomendada alguma modificação na posologia para pacientes com insuficiência renal. Quando o clearance de creatinina for > 10 mas < 40 ml/min/1,73m² a posologia recomendada para a maioria das infecções é uma dose inicial de 400mg seguida por uma dose de manutenção de 200mg uma vez ao dia (1/2 comprimido). Sugere-se determinação seriada dos níveis de loMefloxacina para avaliar a necessidade de alteração dos intervalos de dose. Quando somente o nível de creatinina sérica for disponível, a seguinte fórmula (baseada no sexo, peso e idade do paciente) pode ser usada para converter este valor em clearance- de creatinina (CL CR ml/min). A equação presume que a função renal do paciente esteja já estável: homens: (Peso em kg) x (140 - idade) ÷ (72 x creatinina sérica (mg/100ml) mulheres: 0,85 x valor acima

Informações

LoMefloxacina é um novo antimicrobiano quinolônico difluorado, de largo espectro, quimicamente descrito como: monocloridrato do ácido 1-etil-6,8-difluor-1,4-dihidro-7-(3-metil-1-piperazinil)-4-oxo-3-quinolinocarboxílico. Os átomos de flúor proporcionam aumento da potência contra organismos Gram-negativos e o radical piperazina é responsável pela atividade em Pseudomonas. A ação bactericida resulta da interferência na atividade da enzima bacteriana DNA-girase, necessária para transcrição e replicação do DNA da bactéria. Consequentemente ocorre inibição do superespiralamento do DNA dependente de ATP, inibição do relaxamento do DNA superespiralado e quebra da dupla haste do DNA.

temente ocorre inibição do superespiralamento do DNA dependente de ATP, inibição do relaxamento do DNA superespiralado e quebra da dupla haste do DNA.