Bulas de Remédios
As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Luftal
Laboratório
BristolApresentação
Luftal é apresentado em caixas com 20 comprimidos ou em gotas com 1 frasco de 15 mL.USO PEDIÁTRICO E ADULTO
comprimidos e gotas
USO ORAL
COMPOSIÇÃO
Luftal comprimidos: cada comprimido contém 40 mg de simeticona e os seguintes ingredientes inativos: manitol, amido de milho, polivinilpirrolidona, celulose microcristalina, dióxido de silício.
Luftal gotas: cada mL (30 gotas) contém 75 mg de simeticona e os seguintes ingredientes inativos: propilenoglicol, óleo de rícinio polioxietilado, goma xantana, celulose microcristalina, metilparabeno, propilparabeno, ciclamato de sódio, sacarina sódica, aroma, essência de cereja e corante FDC vermelho nº40.
Indicações
Luftal está indicado para o alívio dos sintomas no caso de excesso de gases no aparelho gastrintestinal constituindo incômodo, motivo de dores ou cólicas intestinais, tais como:- Meteorismo
- Eructação
- Borborigmos
- Aerofagia pós-cirúrgica
- Estufamento
- Flatulência
Sabendo que os gases no trato digestivo atrapalham os exames abdominais de imagem e a simeticona facilita a eliminação dos gases, Luftal pode ser usado na preparação do paciente a ser submetido à endoscopia digestiva e/ ou colonoscopia.
Contra-indicações
Luftal é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.Luftal é contraindicado aos pacientes com perfuração ou obstrução intestinal suspeita ou conhecida.
Advertências
Não há advertências ou recomendações especiais sobre o uso.Não exceda a dose recomendada.
Uso na gravidez
Ponderando-se evidências adequadas, este medicamento representa risco mínimo quando usado em mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
Não são conhecidas interações com outros medicamentos ou alimentos.Reações adversas / Efeitos colaterais
A simeticona não é absorvida pelo organismo. Ela atua somente dentro do aparelho digestivo, e é totalmente eliminada nas fezes, sem alterações. Portanto, reações indesejáveis são menos provavelmente de ocorrer.• Risco de eczema de contato;
• Em casos raros: reações imediatas como urticaria e broncoespasmo.
Posologia
Comprimidos:Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, às refeições. Essa dose poderá ser aumentada à critério médico.
Gotas (30 gotas/mL):
Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.
Até 12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia.
Acima de 12 anos e Adultos: 16 gotas, 3 vezes ao dia.
As doses poderão ser aumentadas à critério médico.
Superdosagem
Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas.Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal.
Caso ocorra ingestão excessiva, o paciente deve ser observado e medidas adequadas de suporte devem ser consideradas, se necessário.
Características farmacológicas
Farmacologia Luftal, cujo componente ativo é a simeticona, é um silicone antiespumante com ação antiflatulenta, que alivia o mal estar gástrico causado pelo excesso de gases.Farmacocinética
A simeticona atua localmente, o que significa que ela não é absorvida. Desta forma, estudos de farmacocinética são inviáveis com a droga, cujo mecanismo de ação foi demonstrado in vitro em alguns estudos.
Ação
Luftal (simeticona) reduz a tensão superficial das bolhas de ar presentes no trato gastrointestinal, permitindo que as mesmas se desfaçam ou que ajudem na formação uma grande massa de ar a qual é expelida facilmente por meio de eructações ou flatos. As propriedades antiespumantes da simeticona, um agente antiflatulento, foram investigadas por Brecevic et al em três diferentes sistemas espumantes contendo surfactante aniônico, surfactante aniônico e solução de sabão. Os resultados obtidos das medidas da densidade da espuma inicial, estabilidade da espuma e tensão superficial fornece evidências de que ligação entre o filme liquido dos surfactantes pela simeticona, auxiliado e acelerado pela presença de partículas hidrofóbicas de sílica, provocando, então, a ruptura do filme mesmo ele relativamente fino, foi o provável mecanismo de inibição de espuma em todos os sistemas. O efeito foi mais pronunciado no sistema com solução catiônica do que as soluções aniônicas e sabão. Esses achados contribuem para o estudo que relaciona a eficácia da simeticona como antídoto e agente antiespumante em casos de ingestão e envenenamento por detergente.
Resultados de eficácia
- Utilização da simeticona na prevenção do desconforto abdominal pós-operatórioAvramovic et al realizaram um estudo duplo cego foi realizado em pacientes com secção cesariana para estudar o efeito da simeticona sobre os sinais subjetivos e objetivos de distensão por gás durante o período pós-operatório. Os resultados obtidos com a simeticona demonstraram uma redução significativamente alta das reclamações subjetivas analisadas (náusea, vômitos, meteorismo, desconforto no estômago, dores abdominais) assim como movimentos peristálticos e flatulência em relação ao placebo. Com base nos resultados obtidos e considerando a não-toxicidade da droga, sua característica de ser inerte quimicamente, boa tolerância e uso simples, os autores consideraram a simeticona muito útil na prevenção da terapia do desconforto pós operatório devido ao acúmulo de gás e distinção gastrointestinal após secção cesariana.
- Eficácia da simeticona na melhora da visibilidade durante a colonoscopia
A eficácia da simeticona em melhorar a visibilidade durante a colonoscopia foi avaliada por Sudduth RH et al Eles estudaram 86 pacientes recebendo tanto simeticona (n=42) ou placebo (n=44). Este estudo indica que o uso de simeticona combinado com uma preparação de fosfato de sódio pode melhorar a visibilidade do colônica diminuindo a presença de bolhas. Melhor visualização pode aumentar a detecção de lesões patológicas na mucosa.
Modo de usar
As gotas podem ser administradas diretamente na boca, ou diluídas em um pouco de água ou outro alimento.O FRASCO DEVE SER AGITADO ANTES DE SER USADO.
Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco
Não há recomendações especiais para pacientes idosos e crianças.Armazenagem
Luftal deve ser conservado em local fresco, com temperatura inferior a 40ºC, de preferência entre 15ºC e 30ºC.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Informações
Atenção: o nome da substância ativa foi modificado de dimeticona para simeticona. A qualidade, segurança e eficácia do produto permanecem inalteradas.Dizeres legais
***no do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho.Reg. MS - 1.0180.0120
Farm. Bioq. Resp.:
Dra Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP nº 26.655
***Serviço de Atendimento ao Consumidor
***0800 727 6160
***sac.brz@bms.com
***www.bristol.com.br
Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Rua Carlos Gomes, 924 - Santo Amaro - São Paulo - SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 - Indústria Brasileira
Bula para o Paciente
AÇÃO DO MEDICAMENTO
Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo ou dificultando a formação de bolhas que retêm os gases e que são responsáveis pela dor abdominal e flatulência resultando no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
Luftal é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo de gases no estômago e no intestino chama-se flatulência, que causa desconforto abdominal estufamento, dor ou cólicas no abdome. A eliminação dos gases aliviam estes sintomas.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contraindicações
Você não deve utilizar Luftal se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Não use Luftal se você apresentar algum dos seguintes sintomas:
• Distensão abdominal grave;
• Cólica grave;
• Sensibilidade exacerbada à dor (mais que 36 horas);
• Massa abdominal palpável;
Advertências
Não existem recomendações especiais para pacientes geriátricos ou pediátricos.
Precauções
Não exceda a dose recomendada.
Interações Medicamentosas
Não são conhecidas interações com outros medicamentos ou alimentos.
Se você estiver grávida ou amamentando, você deve informar seu médico antes de usar este medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Não há contraindicação relativa a faixas etárias. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não há recomendações especiais para pacientes idosos e crianças.
MODO DE USO
Aspecto físico e características organolépticas
Luftal comprimidos têm forma arredondada, superfícies biconvexas, com bordas retas, sem gravação. Você deve engolir o comprimido com um pouco de água.
Luftal gotas é uma emulsão de cor rosa forte, com sabor e cheiro de cereja. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.
Como usar
Luftal comprimidos: você deve engolir o comprimido com um pouco de água.
Luftal gotas: você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.
VOCÊ DEVE AGITAR O FRASCO DE Luftal GOTAS ANTES DE USAR
Como utilizar o frasco conta-gotas:
1. Romper o lacre da tampa
2. Virar o frasco até a posição indicada para iniciar o gotejamento.
Posologia
Comprimidos: Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia, junto das refeições.
Gotas (30 gotas/mL):
Crianças - lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.
Até12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia.
Acima de 12 anos e Adultos: 16 gotas, 3 vezes ao dia.
As doses podem ser modificadas à critério do médico.
A dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 500mg (12 comprimidos ou 200 gotas)
Você deve seguir corretamente o modo de usar. Se não desaparecer os sintomas, você deve procurar orientação médica. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar este medicamento, você deve observar o seu aspecto.
REAÇÕES ADVERSAS
A simeticona não é absorvida pelo organismo. Ela atua somente dentro do aparelho digestivo, e é totalmente eliminada nas fezes, sem alterações. Portanto, reações indesejáveis são menos provavelmente de ocorrer.
• Risco de eczema de contato;
• Em casos raros: reações imediatas como urticaria e broncoespasmo.
Você deve informar ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis, ou seja, efeitos diferentes do esperado.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Experiência de superdose após a comercialização é limitada, sendo registrada com ou sem sintomas. Sintomas podem incluir diarreia e dor abdominal. Caso você, acidentalmente, use Luftal em uma quantidade maior do que a recomendada, você deve procurar um médico imediatamente.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Luftal deve ser conservado em local fresco, com temperatura inferior a 40ºC, de preferência entre 15 e 30ºC.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
, você deve procurar um médico imediatamente.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Luftal deve ser conservado em local fresco, com temperatura inferior a 40ºC, de preferência entre 15 e 30ºC.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.