Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Neo

Referência

Meloxicam

Apresentação

emb. c/ 10 compr. de 7,5mg.

Contra-indicações

O uso é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga, antiinflamatórios não-esteróides e ao ácido acetilsalicílico. Durante a gravidez e a lactação; discrasias sangüíneas, depressão da medula óssea, doença cardíaca grave, doença hepática grave, doença renal grave; úlcera péptica ativa; sintomas de pólipos nasais associados com broncoespasmos ou angioedema, anafilaxia ou outras reações alérgicas graves induzidas pelo ácido acetilsalicílico ou por outros fármacos com atividade inibidora da prostaglandina sintetase. A administração não é recomendada em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Foram relatadas as seguintes reações adversas com o uso do meloxicam. Gastrintestinais: Dispepsias, náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação, flatulência e diarréia. Menos freqüentemente: aumento dos níveis séricos das transaminases e bilirrubina, esofagite, eructação, úlcera gastroduodenal e hemorragia gastrintestinal oculta ou macroscópica. Reumatológicas: Anemias e menos freqüentemente alterações leucopênicas e trombocitopênicas. Dermatológicas: Prurido e erupção cutânea. Observa-se freqüentemente estomatite, urticária e fotossensibilidade. Cardiovasculares: Edema e mais raramente rubor facial, hipertensão e palpitações. Sistema nervoso central: Tontura e cefaléia; menos freqüentemente: vertigem, zumbido e sonolência. Outras reações: Aparecimento de asma aguda (raramente), elevações das taxas sangüíneas de creatinina e/ou de uréia.

Posologia

Na artrite reumatóide: 15mg, uma vez ao dia. De acordo com a resposta terapêutica, a dose pode ser reduzida para 7,5mg, uma vez ao dia. Na osteoartrite: 7,5mg, uma vez ao dia. Caso necessário, a dose pode ser aumentada para 15mg, uma vez ao dia. Em pacientes com elevado risco de reações adversas, recomenda-se iniciar o tratamento com 7,5mg/dia. Em pacientes com insuficiência renal grave, sob tratamento com hemodiálise, a dose diária não deve exceder a 7,5mg. De modo geral a dose diária não deve exceder a 15mg. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água ou outro líquido, durante a refeição.

e modo geral a dose diária não deve exceder a 15mg. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água ou outro líquido, durante a refeição.