Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Eurofarma

Referência

Hidrocortisona tópica

Apresentação

Creme derm.: Em tubos c/ 15g de creme. Emulsão dermatológica: Em fr. c/ 30g de emulsão.

Contra-indicações

hipersensibilidade ou reações adversas demonstradas aos componentes da formulação ou a outros corticosteróides, incluindo-se entre as últimas, dermatite perioral e estrias atróficas. lesões na pele causadas por: - infecções bacterianas (piodermites, processos luéticos e tuberculosos) • infecções virais (varicela, herpes simplex, herpes zoster, verruga vulgar, verruga plana, condiloma, molusco contagioso) • infecções micóticas e por leveduras • infecções parasitárias (escabiose, por exemplo). lesões ulcerosas da pele, feridas. ictiose, dermatose plantar juvenil, acne vulgar, acne rosácea, fragilidade dos vasos superficiais e atrofia da pele.

Reações adversas / Efeitos colaterais

EFEITOS SISTÊMICOS: Efeitos sistêmicos, como consequência de aplicação tópica de corticosteróides em adultos, Raramente ocorrem, mas podem ser sérios. A inibição do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (hpa) Tem importância, especialmente, nos tratamentos de longo prazo. O risco de efeitos sistêmicos é Maior em: - aplicação sob oclusão • aplicação em grandes áreas • tratamento de longo prazo • aplicação em crianças (a pele delgada e a relativamente extensa superfície corporal tratada, tornam as crianças muito sensíveis). EFEITOS LOCAIS: As seguintes reações adversas locais, em ordem decrescente de incidência, são reportadas infrequentemente, podendo ocorrer mais frequentemente com o uso de curativos oclusivos: Ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração da pele, infecção da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias, miliária. A incidência de reações adversas locais aumenta com a duração do tratamento e com a aplicação sob oclusão. Infecções dérmicas bacterianas, parasitárias, fúngicas e virais podem ser mascaradas e/ou agravadas com o uso.

Posologia

Aplicar, uniformemente, uma fina camada sobre a pele lesada, duas a três vezes ao dia, dependendo da seriedade da lesão. Após a melhora do quadro, a aplicação uma vez ao dia ou duas a três vezes na semana é, usualmente, eficaz. Não usar mais que 30 - 60 g do produto no período de uma semana. Para uma melhor penetração na pele, a aplicação do produto pode ser feita massageando-se suavemente. Para se obter um resultado terapêutico melhor, pode ser recomendada a utilização de um curativo oclusivo, o que, todavia, aumenta o risco de efeitos adversos. USO GERIÁTRICO Pacientes idosos podem fazer uso, desde que observadas as Precauções e Advertências inerentes ao uso do produto.

de efeitos adversos. USO GERIÁTRICO Pacientes idosos podem fazer uso de Locoid, desde que observadas as Precauções e Advertências inerentes ao uso do produto.