Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Lafepe

Apresentação

cáps. gelatinosas: cx. c/ 10 env. c/ 10 unidades de 250 mg cada.

Indicações

O Lapachol está indicado principalmente nos tratamentos de neoplasias malignas tais como o Sarcoma de Yoshida, carcinosarcoma de Walker, em alguns casos de adenocarcinoma e carcinomas escamosos do aparelho digestivo, podendo ser indicado ainda no carcinoma epidermóide do colo de útero e do assoalho da boca, ou como auxiliar na quimioterapia. Verifica-se que uma das suas principais propriedades, é a diminuição das dores em pacientes com neoplasias malignas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

O Lapachol apresenta baixa toxicidade, podendo apresentar em alguns pacientes: anorexia, náuseas e mais raramente, vômitos, controlados facilmente com medicação sintomática. Mesmo com uso prolongado, não foram observadas alterações na bioquímica do sangue, no que se refere à transaminases, glicose, fosfatase alcalina, bilirrubina, colesterol e triglicerídeos, embora verificou-se diminuição de células sangüíneas, tanto da série vermelha quanto da branca, porém, com volta aos níveis normais após término do tratamento.

Posologia

O Lapachol deve ser administrado por via oral, com doses em torno de 25 a 30 mg/Kg de peso, dividida em três tomadas, após as principais refeições. Variações desta dosagem e duração do tratamento, deverão ser determinadas com acompanhamento médico.

Informações

O Lapachol é uma substância extraída da casca da árvore conhecida como Pau dArco ou Ipê Roxo, de uso popular consagrado, com ação antimicrobiana e anticancerígena, para alguns tipos de câncer, comprovadas através de pesquisas desenvolvidas, principalmente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Instituto de Antibióticos e, mais recentemente, no Departamento de Farmácia, no que se refere ao estudo de outras formas de apresentação para o medicamento. Ação Antineoplásica - Com certeza a mais importante ação do Lapachol, é a regressão significativa de tumores malignos. O Lapachol é parcialmente metabolizado em b-Lapachona que atua inibindo a reparação do DNA, atuando também como inibidor da oxidação e fosforilação nas mitocôndrias. Antiinflamatória - Através de ensaios pré-clínicos, o Lapachol mostrou regressão significativa do edema de pata de rato, induzido pela carragenina, assim como de abscessos, quando comparado com a fenilbutazona, utilizada como antiinflamatório padrão (Edvaldo et al.,1990). Além disso, uma ação antiulcerogênica e anti-secreção Lapachol gástrica foi observada também em ratos. Atividade biológica - Estudos de ação antimicrobiana do Lapachol foram feitos inicialmente por Lima (1956) e atribuída mais tarde aos derivados da naftoquinona, se traduzindo como moderada contra Gram-positivos e ácido resistente e bastante relevante contra os gêneros Brucella e a Neisseria catarrhalis, além de esquistosomicida. Analgésico - Ação comprovada contra estímulos dolorosos.

stente e bastante relevante contra os gêneros Brucella e a Neisseria catarrhalis, além de esquistosomicida. Analgésico - Ação comprovada contra estímulos dolorosos.