Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Roche

Referência

Fitometadiona

Apresentação

Amp. c/ 2 mg em 0,2 ml - caixas c/ 5 amp. Aplicação i.m/i.v. ou uso oral.

Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da formulação.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Raramente se observaram reações anafilactóides após administração parenteral de Kanakion (Fitomenadiona) pediátrico. Pode ocorrer irritação no local da aplicação, contudo isso não ocorre devido ao baixo volume de injeção.

Posologia

Profilaxia Para todos os recém-nascidos sadios: Em neonatos sadios, a dose é 2 mg por via oral ao nascimento ou logo após, seguida por uma dose de 2 mg entre o quarto e o sétimo dia. Uma única dose intramuscular de 1 mg (0,1ml) é recomendada em crianças para as quais não se assegure o recebimento de uma segunda dose por via oral ou, no caso de crianças em aleitamento materno, para as quais não se assegure o recebimento de uma terceira dose por via oral. Para bebês amamentados exclusivamente ao seio: Em adição às recomendações para todos os neonatos, uma dose de 2 mg via oral deve ser administrada após 4 a 7 semanas, por causa dos níveis variáveis e baixos da vitamina K1 no leite materno e a inadequada produção endógena. Recém-nascidos com fatores de risco especiais (p.ex. prematuros, asfixia durante o nascimento, icterícia obstrutiva, incapacidade para deglutir, uso materno de anticoagulantes ou antiepilépticos): * 1 mg i.m. ou i.v. ao nascer ou pouco depois quando a administração oral não for possível. * As doses intramusculares e intravenosas não devem exceder 0,4 mg/kg (equivalente a 0,04 ml/kg) em crianças prematuras pesando menos de 2,5 kg (vide Precauções e Advertências). * A concentração e freqüência das doses adicionais devem ser baseadas no estado de coagulação da criança. Tratamento Inicialmente, 1 mg i.v.; a continuação do tratamento dependerá do quadro clínico e do estado da coagulação. A terapia com Kanakion (Fitomenadiona) pediátrico pode vir a ser acompanhada com outras medidas que atuem mais rapidamente, como por exemplo a transfusão de sangue total ou dos fatores de coagulação sangüínea, a fim de compensar perda de sangue severa e a resposta retardada da vitamina K1. Administração Via oral: O volume requerido deve ser extraído da ampola com a seringa e agulha. Remover a agulha e administrar o conteúdo diretamente à boca da criança. Via parenteral: Kanakion (Fitomenadiona) pediátrico não deve ser diluído ou misturado com outros medicamentos de administração parenteral, contudo pode ser injetado na parte inferior do circuito de infusão.

não deve ser diluído ou misturado com outros medicamentos de administração parenteral, contudo pode ser injetado na parte inferior do circuito de infusão.