Prati Donaduzzi

Referência

Icaden

Creme vaginal: bisnagas de 40 g com 7 aplicadores ginecológicos descartáveis.
Creme dermatológico: bisnagas de 20 g

USO ADULTO (creme vaginal)
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (creme dermatológico)
USO TÓPICO E GINECOLÓGICO

COMPOSIÇÃO
Creme vaginal - Cada g contém:
nitrato............................................10 mg
excipiente q.s.p........................................................1 g
Excipientes: álcool cetoestearílico, petrolato branco, petrolato líquido, polissorbato 60, monoestearato de sorbitano, metilparabeno, propilparabeno e água purificada.

Creme dermatológico - Cada g contém:
nitrato............................................10 mg
excipiente q.s.p........................................................1 g
Excipientes: álcool cetoestearílico, petrolato branco, petrolato líquido, polissorbato 60, monoestearato de sorbitano, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio e água purificada.

O nitrato creme vaginal é indicado no tratamento de micoses vulvovaginais causadas por Candida e outras leveduras e fungos levuliformes
(como Torulopsis glabrata), nas infecções mistas com bactérias Gram-positivas e balanite micótica.
O nitrato creme dermatológico é eficaz no tratamento de micoses superficiais da pele (tinhas de quaisquer localizações, candidíase, pitiríase versicolor) e eritrasma.

O nitrato creme é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a derivados imidazólicos ou a qualquer outro componente da fórmula.

Na ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento informar ao seu médico. Informe também se estiver amamentando. Se houver contato com os olhos durante a aplicação do produto, lave-os imediatamente com bastante água ou soro fisiológico. No caso do creme vaginal, o tratamento não deve ser realizado durante o período menstrual. É aconselhado, que durante o tratamento, a paciente use roupa íntima de algodão, trocada e lavada diariamente.

O nitrato é bem tolerado, em casos raros pode ocorrer irritação da mucosa vaginal.

O nitrato creme vaginal deve ser introduzido na vagina com o auxílio do aplicador, durante 7 dias consecutivos. No caso de vulvovaginites, além da aplicação acima descrita, deve-se aplicar o nitrato na genitália externa, duas vezes ao dia, durante uma semana.
Modo de aplicação ginecológica:
1 – Remover a tampa da bisnaga e rosqueá-la no aplicador (calibrado para 5 gramas).
2 – Pressionar a base da bisnaga até encher completamente o aplicador, excedendo apenas um pouco na ponta, para facilitar a aplicação.
3 – Retirar a bisnaga e fechá-la novamente.
4 – Introduzir o aplicador profundamente na cavidade vaginal e empurrar o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador. Para facilitar a aplicação, recomenda-se que a paciente esteja deitada, com as pernas elevadas. Após aplicação descartar o aplicador.
Nos parceiros em caso de balanites micóticas (por Candida) e para evitar reinfecção, aplicar o creme vaginal sobre a glande e face interna do prepúcio duas vezes ao dia, durante uma semana.
O nitrato creme dermatológico deve ser aplicado uma vez ao dia sobre as áreas acometidas da pele, sendo que para o êxito do tratamento devem ser adotadas medidas higiênicas regulares. Em infecções fúngicas recomenda-se manter o tratamento tópico por quatro semanas, mesmo após a cura clínica, a fim de evitar recidivas. Este período deverá ser prolongado em casos refratários, especialmente nos espaços interdigitais. Aconselha-se, frequentemente, a colocação de gaze com o nitrato creme dermatológico, nos casos interdigitais.

Até o momento, não foram descritos sintomas de superdosagem.

Características farmacológicas

O nitrato é um antifúngico de amplo espectro e bactericida, ativo sobre germes Grampositivos.

Modo de usar

O nitrato creme vaginal deve ser introduzido na vagina com o auxílio do aplicador. Para aplicação cômoda e fácil, aconselha-se à paciente ficar deitada de costas com as pernas dobradas e abertas.
Recomenda-se a aplicação sempre à noite, antes de dormir, para que o produto fique o maior tempo possível dentro da cavidade vaginal. Utilizar um aplicador descartável a cada aplicação.
O nitrato creme dermatológico deve ser aplicado uma vez ao dia sobre as áreas afetadas da pele. Depois de aberto deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz. Após a aplicação do medicamento a bisnaga deve ser mantida bem fechada para garantir a estabilidade do produto.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Em pacientes idosos não há restrições específicas para o uso deste medicamento.

Armazenagem

O medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação.

Dizeres legais

VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA
Centro de Atendimento ao Consumidor
0800 709 9333 / (45) 2103-1166
www.pratidonaduzzi.com.br
cac@pratidonaduzzi.com.br
Reg. do creme dermatológico no M.S. 1.2568.0108
Reg. do creme vaginal no M.S. 1.2568.0112

Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842

Bula para o Paciente

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O nitrato exerce ação sobre fungos e bactérias.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
O nitrato creme vaginal é indicado para o tratamento de micoses vulvovaginais ocasionadas por Candida e outras leveduras e fungos levuliformes
(como Torulopsis glabrata), infecções mistas com bactérias Gram-positivas e balanite micótica. O nitrato creme dermatológico é indicado para o tratamento de micoses superficiais da pele (candidíase, pitiríase versicolor, tinhas de quaisquer localizações), é indicado também em eritrasma.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado a pacientes que apresentem alergia ao nitrato, ou qualquer outro componente da fórmula.
“No caso de gravidez durante ou após o tratamento informe ao seu médico. Informe também ao seu médico caso esteja amamentando”.
“Não há contraindicação relativa a faixas-etárias”.
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis”.
“Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo o uso de algum outro medicamento”.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O nitrato creme vaginal deve ser introduzido na vagina com o auxílio do aplicador, durante 7 dias consecutivos. Para aplicar o medicamento deve-se acoplar o aplicador ao tubo e por leve pressão neste, parte do creme passa para o aplicador, enchendo-o. Para uma aplicação cômoda e fácil, aconselha-se à paciente ficar deitada de costas com as pernas dobradas e abertas. Utilizar um aplicador descartável a cada aplicação. Recomenda-se a aplicação sempre à noite, antes de dormir, para que o produto fique o maior tempo possível dentro da cavidade vaginal. O tratamento não deve ser realizado durante o período menstrual. É aconselhado, durante o tratamento, usar roupa íntima de algodão, trocada e lavada diariamente.
O nitrato creme dermatológico deve ser aplicado uma vez ao dia, durante quatro semanas, sobre as áreas afetadas da pele devidamente higienizada.
“Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista”.
“Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
O nitrato é bem tolerado. Em casos raros podem ocorrer irritações no local de aplicação.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Este medicamento quando usado corretamente não causa reações desagradáveis.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
O nitrato de Isoconazol é bem tolerado. Em casos raros podem ocorrer irritações no local de aplicação.

Este medicamento quando usado corretamente não causa reações desagradáveis.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.