As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
AbbottApresentação
bisn. de 15 e 30 g e pom. lipofílica. Cada 1 g de pom. contém 1,2 UI de colagenase.Indicações
Limpeza de lesões dérmicas, independentemente de sua origem e localização: em ulcerações e necroses (úlcera varicosa, úlcera por decúbito, gangrenas das extremidades, especialmente gangrena diabética, congelamentos); em lesões de difícil cura (lesões pós operatórias, por irradiação e por acidentes); antes de transplantes cutâneos.Contra-indicações
Alergia a colagenase ou a qualquer componente do produto.Reações adversas / Efeitos colaterais
As reações adversas mais comuns são: ardência, dor, irritação, eczemas e rubor.Posologia
Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte:
1 - Iruxol Mono (colagenase) deve ter um contato pleno com a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente por toda extensão da ferida, com espessura de cerca de 2 mm. O efeito nas necroses crostosas é melhorado, fazendo-se um corte no centro e em alguns casos nas margens, seguido de aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta como por cima. Evite secar a lesão, pois a umidade aumenta a atividade enzimática. Material necrótico seco ou duro deve ser amolecido, por meio de compressas úmida. Após a aplicação da pomada, cobrir a lesão com gaze e umedecê-la com água ou soro fisiológico.
2- Evitar detergentes, sabão ou solução anti-séptica, não utilizar álcool iodado, mercúrio cromo, etc., já que estes produtos inativam a ação (colagenase). Permite-se chlorohexidina.
3- O curativo (colagenase) pomada deve ser feito diariamente. É possível aumentar o efeito enzimático, aplicando a pomada duas vezes ao dia.
4- Antes de aplicar Iruxol Mono (colagenase) todo material necrótico deve ser removido. Isto se faz através de pinça, espátula ou por lavagem, tendo o cuidado de não utilizar detergente ou sabões.Informações
Iruxol Mono contém como princípio ativo, a colagenase utilizada como agente desbridante em lesões superficiais. Promove limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, necroses e crostas.
A colagenase é uma preparação enzimática obtida a partir de filtrados de culturas de Clostridium histolyticum. Além da clostridiopeptidase A (principal componente) reúne outras peptidases, formadas durante o processo de preparação.
A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado nativo, nas regiões helicoidais, e degrada o substrato N-carbobenzoxi-glicil-L-propil-glicil-glicil-L-propil-L-alanina.s peptidases, formadas durante o processo de preparação.
A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado nativo, nas regiões helicoidais, e degrada o substrato N-carbobenzoxi-glicil-L-propil-glicil-glicil-L-propil-L-alanina.