Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Abbott

Apresentação

bisn. de 15 e 30 g e pom. lipofílica. Cada 1 g de pom. contém 1,2 UI de colagenase.

Indicações

Limpeza de lesões dérmicas, independentemente de sua origem e localização: em ulcerações e necroses (úlcera varicosa, úlcera por decúbito, gangrenas das extremidades, especialmente gangrena diabética, congelamentos); em lesões de difícil cura (lesões pós operatórias, por irradiação e por acidentes); antes de transplantes cutâneos.

Contra-indicações

Alergia a colagenase ou a qualquer componente do produto.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas mais comuns são: ardência, dor, irritação, eczemas e rubor.

Posologia

Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte: 1 - Iruxol Mono (colagenase) deve ter um contato pleno com a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente por toda extensão da ferida, com espessura de cerca de 2 mm. O efeito nas necroses crostosas é melhorado, fazendo-se um corte no centro e em alguns casos nas margens, seguido de aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta como por cima. Evite secar a lesão, pois a umidade aumenta a atividade enzimática. Material necrótico seco ou duro deve ser amolecido, por meio de compressas úmida. Após a aplicação da pomada, cobrir a lesão com gaze e umedecê-la com água ou soro fisiológico. 2- Evitar detergentes, sabão ou solução anti-séptica, não utilizar álcool iodado, mercúrio cromo, etc., já que estes produtos inativam a ação (colagenase). Permite-se chlorohexidina. 3- O curativo (colagenase) pomada deve ser feito diariamente. É possível aumentar o efeito enzimático, aplicando a pomada duas vezes ao dia. 4- Antes de aplicar Iruxol Mono (colagenase) todo material necrótico deve ser removido. Isto se faz através de pinça, espátula ou por lavagem, tendo o cuidado de não utilizar detergente ou sabões.

Informações

Iruxol Mono contém como princípio ativo, a colagenase utilizada como agente desbridante em lesões superficiais. Promove limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, necroses e crostas. A colagenase é uma preparação enzimática obtida a partir de filtrados de culturas de Clostridium histolyticum. Além da clostridiopeptidase A (principal componente) reúne outras peptidases, formadas durante o processo de preparação. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado nativo, nas regiões helicoidais, e degrada o substrato N-carbobenzoxi-glicil-L-propil-glicil-glicil-L-propil-L-alanina.

s peptidases, formadas durante o processo de preparação. A colagenase tem a propriedade de decompor o colágeno em seu estado nativo, nas regiões helicoidais, e degrada o substrato N-carbobenzoxi-glicil-L-propil-glicil-glicil-L-propil-L-alanina.