Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Zambon

Referência

Ipratrópio

Apresentação

sol. a 0,025% para inalação. fr. c/ 20 ml, c/ conta-gotas.

Contra-indicações

Hipersensibilidade conhecida a um dos componentes da fórmula, à atropina ou a seus derivados.

Reações adversas / Efeitos colaterais

Após a inalação, somente uma porção muito pequena do brometo de ipratrópio alcança a circulação sistêmica. A porção que é deglutida inadvertidamente é fracamente absorvida pelo tubo gastrointestinal. Daí não serem conhecidas reações sistêmicas. Podem ocorrer casos isolados de secura da boca, tosse e irritação da garganta. Os pacientes devem ser informados de que o aparecimento temporário de transtornos visuais (névoa) pode ocorrer devido ao contato acidental do produto com os olhos. Podem ocorrer fenômenos de hipersensibilidade imediata após a administração por via inalatória.

Posologia

Adultos: 20 a 40 gotas (1 a 2 ml) diluídas em soro fisiológico inaladas a cada 4 a 6 horas, se necessário. Crianças: A posologia deve ser ajustada a critério médico; em geral a dose é de 1 gota para cada 2 kg de peso, diluída em soro fisiológico, em inalações que podem ser repetidas a cada 4 a 6 horas. No tratamento da crise aguda de asma, Iprabon deve ser misturado a um beta 2-agonista, sendo geralmente usado o fenoterol.

ratamento da crise aguda de asma, Iprabon deve ser misturado a um beta 2-agonista, sendo geralmente usado o fenoterol.