Bulas de Remédios

As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.



Laboratório

Bergamo

Referência

Ceftazidima

Apresentação

Intracef 1 g - IM/IV: emb. c/ 1 ou 50 fr.-ampola + amp. c/ 10 ml de diluente Intracef 2 g - IM/IV: emb. c/ 1 ou 50 fr.-ampola + amp. c/ 10 de diluente

Contra-indicações

Intracef é contra-indicado em pacientes comprovadamente hipersensíveis aos antibióticos do grupo das cefalosporinas.

Reações adversas / Efeitos colaterais

As reações adversas são pouco freqüentes, incluindo: Hipersensibilidade: erupções maculopapular ou urticariformes, febre, prurido e mais raramente angiodema e anafilaxia, incluindo broncoespasmos e/ou hipotensão. Sangue: muito raramente tem sido observadas leucopenia transitória, neutropenia, trombocitopenia, linfocitose e positividade do teste de Coombs. Hepática: tem sido observadas raramente elevação discreta de uma ou mais enzimas hepáticas: SGOT, SGPT, DLH, CGT e fosfatase alcalina. Gastrintestinais: sintomas de colite pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com o antibiótico. Diarréia, náusea, vômito, dor abdominal e candídiase oral tem sido relatadas. Outras: flebites ou tromboflebites após administração intravenosa; dor e/ou inflamação após administração intramuscular. Interferências em exames laboratoriais: Poderá ocorrer uma reação falso-positiva para a glicose na urina com as soluções de Benedict ou Fehling, ou com os comprimidos de Clinitest. Tem ocorrido testes de antiglobulina positivos diretos e indiretos (teste de Coombs).

Posologia

Intracef deve ser usado por via exclusivamente parenteral, variando a dose em função da gravidade, sensibilidade e tipo de infecção, bem como da idade, peso e função renal dos pacientes. Adultos: 1 a 6 g fracionados, administrado a cada 8 ou 12 horas Para as infecções do trato urinário e naquelas de menor gravidade, a dose de 500 mg ou 1 g a cada 12 horas é geralmente satisfatória. Para a maioria das infecções, as doses ideais são de 1 g a cada 8 horas ou 2 g a cada 12 horas. Nas infecções mais graves especialmente nos pacientes com imunossupressão, incluindo os neutropênicos, deve ser administrada a dose de 2 g a cada 8 ou 12 horas. Nos pacientes fibrocísticos adultos com função renal normal e portadores de infecção pulmonar por Pseudomonas, serão necessárias posologias elevadas, ou seja, de 100 a 150 mg/kg/dia, subdivididos em três doses. Recém-nascidos e lactentes até 2 meses de idade: 25 a 60 mg/kg/dia divididos em duas aplicações. No recém-nascido, a meia-vida sérica da ceftazidima pode ser 3 a 4 vezes maior do que a do adulto. Lactentes e crianças maiores: A posologia usual para crianças com mais de 2 meses é de 20 a 100 mg/kg/dia, divididos em duas ou três doses. Doses maiores que 50 mg/kg, três vezes ao dia, até um máximo de 6 g/dia, podem ser administradas a crianças com comprometimento da imunidade, com doença fibrocística ou ainda com meningite. Uso em pacientes idosos: Devido à redução do clearance da ceftazidima nos pacientes idosos graves, a dose diária não deve normalmente exceder 3 g, especialmente naqueles com mais de 80 anos. Posologia diante de comprometimento da função renal: Nos pacientes com funcionalidade renal comprometida, recomenda-se que a dose seja reduzida, salvo se o comprometimento for de leve intensidade, isto é, velocidade de filtração glomerular (VFG) superior a 50 ml/min. Nos pacientes com suspeita de insuficiência renal pode ser instituída uma dose inicial de 1 g.

ão glomerular (VFG) superior a 50 ml/min. Nos pacientes com suspeita de insuficiência renal pode ser instituída uma dose inicial de 1 g de Intracef.