As bulas constantes no ER Clinic são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Laboratório
FarmalabReferência
Piroxicam TópicoApresentação
Creme-bisn. c/ 30g.Contra-indicações
Não utilizar o produto nas seguintes situações:
Em pacientes que tenham previamente demonstrado hipersensibilidade ao piroxicam: existe potencial de sensibilidade cruzada com o ácido acetilsalicílico e outras substâncias antinflamatórias não esteróides. Em pacientes que desenvolva asma, rinite, angiodema ou urticária após o uso do ácido acetilsalicílico e outros inflamatórios não esteróides.
Em pacientes com úlcera péptica ativa e/ou hemorragia digestiva alta.Reações adversas / Efeitos colaterais
Com a forma creme os níveis de piroxicam absorvidos por via cutânea e presentes na circulação não atingem, em geral, concentrações que poso em expor a riscos de efeitos colaterais. Nos estudos em animais piroxicam creme não provocou alterações cutâneas de natureza tóxica irritativa, nem fenômenos fofotóxicos ou fotoalérqicos. O uso prolongado do medicamento, contudo, pode ensejar o aparecimento de sinais de sensibilização ou irritação local.
Reações de hipesensibilidade como anafilaxia, broncoespasmo, urticária/angiodema, vasculites, doenças do soro. Casos esporádicos de anticorpos antinucleares (ANA) tem sido relatados.
A incidência de reações adversas é baseada em pesquisas clínicas. Aproximadamente 30% de todos os pacientes que receberam doses diárias por via oral de 20 mg, experimentaram efeitos colaterais. Alguns sintomas gastrointestinais poderão ser encontrados com a forma de creme, mas na maioria dos casos não interferem no curso do tratamento. Estas reações incluem: estomatites, anorexia, desconforto epigástrico, náuseas, constipação, desconforto abdominal, flatulência, diarréia, dor abdominal e indigestão.
Reações dérmicas de hipersensibilidade na forma de rash cutâneo e prurido podem ocorrer em pessoas sensíveis. Menos freqüentemente ainda podem ser citadas sudorese, eritema, descamação, dermatite esfoliativa, eritema multiforme, necrólises epidérmicas tóxicas, síndrome de Stevens Johnson, reações vesículo bolhosas eu reações fotoalérgicas da pele.
Outras reações gastrointestinais que podem ocorrer com ainda menor freqüência são: disfunção hepática, vômitos, hematêmese, meleuma, sangramento gastrointestinal, perfuração e ulceração, boca seca.
Pode ocorrer elevação de creatinina e raramente disúria.Posologia
Recomenda-se 1 a 3 aplicações tópicas durante as 24 horas A freqüência das aplicações deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do caso e pelo médico assistenteicas durante as 24 horas A freqüência das aplicações deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do caso e pelo médico assistente