Novartis

Cápsulas. Embalagens com 14 e 28 cápsulas SRO de liberação lenta de 6 mg.

– Sinais e sintomas de declínio das funções mentais, especialmente aqueles relacionados ao envelhecimento: vertigem, tontura, zumbido, cefaléia; diminuição da memória, dificuldade de concentração, diminuição do alerta mental, confusão, desorientação; diminuição da iniciativa, insociabilidade, irritabilidade, depressão do humor, insônia; dificuldades com as atividades diárias e com os cuidados pessoais. – Doença vascular cerebral aguda. – Distúrbios vasculares periféricos. – Sintomas subjetivos associados com hipertensão arterial.

Hipersensibilidade conhecida ao mesilato de codergocrina ou a qualquer outro excipiente da formulação.

É necessário cautela em pacientes com bradicardia grave. Pacientes com insuficiência hepática moderada a grave devem ser apropriadamente monitorados. Uma dose inicial mais baixa pode ser considerada e uma dose de manutenção mais baixa pode ser requerida. A pressão arterial pode cair e deve, portanto, ser monitorada após administração parenteral. Hydergine Sro contém lactose e não é recomendado a pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má-absorção de glicose-galactose.

Em animais, foi demonstrado que o mesilato de codergocrina e os alcalóides do ergot 9-10 dihidrogenados possuem pouca influência no desenvolvimento embrionário ou fetal e isso está correlacionado aos seus reduzidos potenciais de vasoconstrição em comparação com os alcalóides do ergot insaturados. Os dados sobre o uso de mesilato de codergocrina em mulheres grávidas são muito limitados. Casos isolados de má formações fetais têm, contudo, sido relatados e Hydergine Sro não deve ser utilizado durante a gravidez. Lactação Não se sabe se mesilato de codergocrina passa para o leite materno, porém provavelmente seja o caso, uma vez que tem-se o conhecimento que outros alcalóides passam para o leite materno. O mesilato de codergocrina tem propriedades de agonista dopaminérgico e a diidroergocriptina (um dos seus constituintes) demonstrou inibir a lactação. Hydergine Sro não deve, portanto, ser administrado a mulheres que estejam amamentando.

Componentes do mesilato de codergocrina têm demonstrado ser tanto substratos quanto inibidores do CYP3A4 (vide Farmacocinética). Precaução é, portanto, requerida quando mesilato de codergocrina é utilizado concomitantemente com inibidores potentes da CYP3A4 – como antibióticos macrolídeos (por ex.: troleandomicina, eritromicina, claritromicina), inibidores de HIV protease ou de transcriptase reversa (por ex.: ritonavir, indinavir, nelfinavir, delavirdina), ou antifúngicos azólicos (por ex.: cetoconazol, itraconazol, voriconazol) – pois a exposição à codergocrina pode aumentar, e efeitos predominantemente dopaminérgicos exacerbados podem ser induzidos.

As reações adversas estão apresentadas na Tabela 1 e dispostas de acordo com a freqüência, sendo as mais freqüentes listadas primeiro, utilizando-se a seguinte convenção: muito comum (>=1/10); comum (>=1/100, <1/10); incomum (>=1/1.000, <1/100); rara (>=1/10.000, <1/1.000); muito rara (<1/10.000), incluindo casos isolados. Tabela 1: Distúrbios do sistema nervoso Raros Vertigens, cefaléia Distúrbios cardíacos Raro Bradicardia Distúrbios vasculares Raro Hipotensão (principalmente após administração parenteral) Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos Raro Obstrução nasal Distúrbios gastrointestinais Raros Náuseas, desconforto estomacal, vômito e diarréia Muito raro Fibrose retroperitoneal Distúrbios de pele e tecido subcutâneo Raro Rash (erupção cutânea)

As cápsulas devem ser deglutidas inteiras, com algum líquido. No esquema posológico de administração diária única, a dose recomendada é de 1 cápsula SRO à noite, antes do jantar. Nos pacientes com quadro clínico de declínio da função mental e cognitiva, o alívio dos sintomas é normalmente gradual, manifestando-se após 3 a 4 semanas. Nesses casos, recomendase uma terapia prolongada (3 meses ou mais) e o tratamento pode ser repetido conforme for necessário. Nos distúrbios cerebrovasculares agudos (especialmente quando associados à hipertensão) e em casos graves de moléstias vasculares periféricas deve-se associar ao tratamento oral com Hydergine Sro, o tratamento por via parenteral com HYDERGINE Solução Injetável 0,3 mg/mL.

Há um número pequeno de relatos de superdose com Hydergine Sro. A maioria dos casos foram assintomáticos ou envolvia sintomas inespecíficos e não graves. Há relatos isolados de alucinações. No caso de superdose, é recomendada a administração de carvão ativado. O tratamento deve ser sintomático.

Os estudos em animais demonstraram que Hydergine Sro modifica a neurotransmissão cerebral, e há evidências de um efeito estimulante sobre os receptores de dopamina e serotonina e de um efeito bloqueador ao nível dos alfa-adrenoceptores. Hydergine Sro melhora a função metabólica cerebral comprometida, melhorando a captação e utilização da glicose e do oxigênio pelo cérebro. Este efeito se reflete em positivas alterações na atividade elétrica do cérebro, especialmente no padrão de potenciais no eletroencefalograma. Este efeito benéfico sobre a função cerebral foi confirmado em estudos experimentais no homem. Também foi observado que Hydergine Sro encurta o tempo de circulação cerebral. Ensaios clínicos controlados mostraram que Hydergine Sro é eficaz na melhora de muitos dos sintomas do declínio das funções mentais, especialmente dos sintomas cognitivos relacionados à idade, nas áreas de cuidado pessoal, comportamento social, estado emocional e desempenho mental. Considera-se que seu efeito benéfico em distúrbios vasculares periféricos e em sintomas subjetivos associados à hipertensão arterial seja devido a seu efeito dilatador sobre os esfíncteres pré-capilares e sua atividade alfa-bloqueadora.